Baía de Guanabara terá programa de aceleração de negócios de impacto socioambiental positivo

A Fundação Grupo Boticário, em parceria com o Sebrae-RJ, lançou um edital para aceleração de negócios de impacto socioambiental positivo localizados na Baía de Guanabara. A iniciativa, que está com inscrições abertas até o dia 29 de agosto, faz parte de uma política de apoio de empreendimentos de impacto desenvolvidos em volta da Baía de Guanabara, que recentemente contou com a realização de um estudo que mapeou o ecossistema de negócios sustentáveis no local. O Rio em Foco desta segunda-feira (23/08) recebe o biólogo e analista de soluções baseadas na natureza da Fundação Grupo Boticário, Thiago Valente, que analisa as perspectivas dos negócios sociais da Baía de Guanabara.

“Os investimentos públicos e filantrópicos não dão conta de resolver as metas globais de conservação. Precisamos de um ambiente de negócios favorável à atração de investimentos do setor privado. Lançamos o 1º Mapa de Negócios Sustentáveis da Baía de Guanabara, uma iniciativa com o Sebrae Rio (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas), a Firjan (Federação das Indústrias do Estado do Rio), o Inea (Instituto Estadual do Ambiente) e o Instituto Humanize com o objetivo de desenhar estratégias de apoio e fortalecimento destes negócios”, destaca Valente.

O mapeamento teve 69 negócios inscritos, quase metade do setor de produtos e serviços sustentáveis e 18,3% ligados ao turismo sustentável. Quatro a cada dez negócios possuem mais de 5 anos de existência e 71% deles têm mais de dois anos de atuação. A maioria dos empreendimentos mapeados está na cidade do Rio de Janeiro, fato que mostra a dificuldade de chegar às cidades menores e às zonas rurais. “Estamos desenhando uma estratégia de continuidade deste mapeamento para amplificar e capilarizar este esforço. Queremos tornar o mapa uma grande plataforma de cadastramento para que a gente possa refinar as formas de atuação na Baía de Guanabara", explica o biólogo.

O 1º Mapa de Negócios Sustentáveis da Baía de Guanabara pode ser visto aqui. O infográfico que acompanha o estudo pode ser visto aqui.

Programa de aceleração premiará 15 empreendimentos

O Programa Natureza Empreendedora é on-line, 100% gratuito e irá selecionar 15 empreendimentos que receberão consultorias específicas e mentorias, além de participarem de workshops. Ao final, os três negócios mais bem avaliados receberão prêmios em dinheiro. A inscrição pode ser feita neste link até dia 29/08.

Podem se inscrever negócios que tenham sede ou atuação em pelo menos um dos seguintes municípios: Belford Roxo, Cachoeiras de Macacu, Duque de Caxias, Guapimirim, itaboraí, Magé, Maricá, Mesquita, Nilópolis, Niterói, Nova Iguaçu, Petrópolis, Rio Bonito, Rio de Janeiro, São Gonçalo, São João de Meriti e Tanguá.

“Os empreendimentos não precisam estar formalmente enquadrados na categoria de negócios de impacto. Provavelmente nós vamos seguir a mesma categorização que observamos no mapeamento para a seleção: turismo sustentável; agricultura e manejo florestal sustentável; pesca e apicultura; produtos e serviços; saneamento. Nós observamos no mapa que 50% dos empreendimentos na Baía de Guanabara não têm um modelo de negócio. Por isso, um dos objetivos da aceleração é ajudar a estruturar o modelo de negócio, em parceria com o Sebrae Rio, sem custo para os empreendedores. A iniciativa não é só para este ano, prevemos quatro ou cinco rodadas de aceleração”, explica Valente.

O Rio em Foco é exibido as segundas-feiras, às 22h, na TV Alerj (canal UHF 10.2 e 12 da NET). A partir de terça-feira (24/08), o programa fica disponível também no canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio no YouTube, e no podcast "Quero Discutir o Meu Estado", disponível nas principais plataformas de streaming. Na TV Alerj, as reprises serão exibidas no sábado (28/08), às 17h, e domingo (29/08), às 20h.