Grupo do Selo Arte planeja concurso de queijos artesanais produzidos no estado

O Grupo de Trabalho do Selo Arte, coordenado pelo Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Estado do Rio, planeja um concurso para eleger os melhores queijos artesanais fluminenses. A ideia, sugerida na última reunião do grupo (12/08), é estimular o encontro e o mapeamento das dificuldades dos produtores e o aperfeiçoamento dos queijos artesanais. No dia 02/09 o grupo vai se reunir com a Associação de Comerciantes de Queijo Artesanal Brasileiro, que possui experiência na realização deste tipo de evento.

“Uma das grandes questões quando se fala em Selo Arte no Rio de Janeiro é mapear onde estão os produtores, qual a qualidade dos queijos produzidos aqui e como a gente pode, dentro do sortimento da produção, identificar aqueles que são considerados queijos especiais. Por isso pensamos em um concurso de análise destes queijos como uma forma de fazer um levantamento ativo e entregar aos produtores uma análise feita por especialistas que permita a estes empreendedores aperfeiçoar sua produção”, destaca a secretária-geral do Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Estado do Rio, Geiza Rocha.

“É um tipo de concurso muito realizado nos Estados Unidos e na Nova Zelândia, feito para levar os especialistas técnicos e sensoriais a avaliarem a produção e estimularem a melhora na qualidade do produto”, avalia o consultor Dan Strongin, que foi presidente da Sociedade Americana de Queijo entre 1994-1996.