Fórum irá debater melhorias no processo digital de pagamentos de tributos estaduais

A Câmara de Gestão e Políticas Públicas irá organizar em setembro um painel para debater como o estado pode avançar nas melhorias do processo digital de pagamento de tributos. Serão apresentados exemplos de boas práticas, como o caso de Areal, município que adotou o PIX e com isso viu a arrecadação do IPTU bater recorde. A sugestão foi trazida pelos membros da Câmara durante a reunião mensal realizada virtualmente na quinta (12/08).

“Um dos pilares da crise fiscal do Rio de Janeiro é a estrutura tributária arcaica. Tudo o que possa ser discutido de inovação no quesito arrecadação é fundamental para que o estado consiga sair dessa crise”, afirmou Alexandra Drabik Chaves, coordenadora de Contratos e Convênios na SECTI Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação do Rio de Janeiro.

A dificuldade de os devedores honrarem seus débitos e a criação de um sistema que facilite a entrada do estado nessa era digital estarão em pauta no encontro, que terá como convidados representantes da Secretaria de Estado de Fazenda e também o Sebrae.