Firjan abre inscrições para programa de inserção de jovens no mercado de trabalho

Conquistar o primeiro emprego alinhado às suas vocações e áreas de interesse é a aspiração de muitos jovens, mas também um grande desafio. Com o objetivo de encurtar a distância entre o sonho e a realidade de jovens em vulnerabilidade social, a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) oferece inscrições gratuitas para a turma de 2021 do Programa ViraVida: Jovens do Futuro, implantado em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-RJ) e o Serviço Social da Indústria (Sesi-RJ). São 200 vagas voltadas para jovens de 15 a 22 anos, moradores de comunidades de baixa renda em todo território fluminense. O Rio em Foco desta segunda (09/08) entrevista o coordenador da iniciativa, Celso de Souza Cunha, que vai contar mais um pouco sobre o programa de treinamento profissionalizante que segue com inscrições abertas até o final do ano. 

O objetivo do ViraVida é desenvolver um processo psicossocioeducativo por meio de atividades que contemplam temas como habilidades socioemocionais, rede de direitos, saúde mental, projeto de vida, educação para o mundo do trabalho, língua portuguesa, matemática aplicada ao cotidiano e empregabilidade. Elas integram a educação básica e noções de autogestão, assegurando aos alunos atendimento psicossocial voltado ao resgate de valores e ao fortalecimento de vínculos familiares. Ao término do curso, é realizado um acompanhamento para o mercado de trabalho. "O ViraVida começou em 2008 no Ceará, já passou por 20 cidades e estamos no Rio, desde 2010. A partir de 2020, com a possibilidade de realizar o programa à distância, passamos a oferecer para todo o Brasil, bastando que o jovem tenha um celular e acesso à internet para participar”, explica Cunha.

O programa foi dividido este ano em dois módulos de quatro meses e as aulas ficam gravadas, permitindo acesso a qualquer tempo. “Os jovens que se inscreveram ganham acesso a uma página do Facebook que só pode ser acessada por eles e pela equipe do ViraVida. A gente também utiliza o whatsapp para enviar material de apoio”, detalha o coordenador do ViraVida.

Além do conteúdo, o projeto também utiliza aplicativos de videochamada para oferecer atendimento psicossocial em grupo, com o objetivo de estimular o autoconhecimento e os vínculos familiares dos jovens. “É uma terapia comunitária, social e em grupo com a presença de psicólogos e assistentes sociais”, revela Cunha.

O coordenador do ViraVida destacou que o público-alvo do programa é formado por jovens que estão cumprindo medidas socioeducativas, têm alguma deficiência que venha de algum tipo de exploração sexual, violência doméstica, situação econômica muito precária, ou morem em abrigos. “Todos estes jovens podem participar do Viravida”, salienta Celso de Souza Cunha.

O Rio em Foco é exibido as segundas-feiras, às 22h, na TV Alerj (canal UHF 10.2 e 12 da NET). A partir de terça-feira (10/08), o programa fica disponível também no canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio no YouTube, e no podcast "Quero Discutir o Meu Estado", disponível nas principais plataformas de streaming. Na TV Alerj, as reprises serão exibidas no sábado (14/08), às 17h, e domingo (15/08), às 20h.

Serviço:

Programa Profissionalizante ViraVida
Quem pode participar: jovens dos 92 municípios do Rio, que tenham entre 15 a 22 anos e estejam em situação de vulnerabilidade social
Período de inscrição: Julho a Dezembro
Como participar: basta preencher o formulário disponível neste link
Como funciona: o curso é gratuito e realizado à distância. São oferecidos dois módulos de quatro meses que ficam disponíveis na comunidade de Facebook do ViraVida.