Faperj lança edital para investimento de R$ 5 milhões em negócios de impacto

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) lança na quinta-feira (24/06) edital que prevê o investimento de R$ 5 milhões no fomento ao ecossistema de negócios de impacto. O anúncio foi feito pela professora Ruth Mello, assessora da Diretoria de Tecnologia da Faperj durante reunião do Movimento Rio de Impacto. No mesmo encontro, a coordenadora do Comunidade Sebrae Rio, Carla Panisset, anunciou que a unidade fluminense do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) vai lançar até dezembro deste ano, em parceria com a Fundação Boticário, uma aceleradora para negócios de impacto que sejam focados em resolver problemas ambientais.

“Os recursos do edital da Faperj serão destinados tanto para os negócios de impacto, quanto para as entidades dinamizadoras que atuam no fomento do ecossistema, como universidades, incubadoras ou uma aceleradora”, explica a professora Ruth Mello.

Panisset destacou que a incubadora é um dos desdobramentos da missão do Sebrae no fomento aos negócios sociais. “A gente entende que a nossa missão é transformar as ideias em negócios de impacto e fortalecer o ecossistema de finanças sociais. Faremos esta nova aceleradora para 15 negócios sociais que gerem impacto positivo quanto à biodiversidade”, comentou a representante do Sebrae.

Na reunião também foi discutida a organização do seminário anual do Rio de Impacto, previsto para novembro.

O Movimento Rio de Impacto é formado por instituições atuantes no mercado fluminense que se reuniram, sob coordenação do Sebrae-RJ com o objetivo de fomentar o ecossistema de negócios de impacto social e ambiental. A iniciativa, criada em 2016, conta com a colaboração das seguintes instituições: AbeLLha, Asplande, Buriti Consultoria, Colaboradora, Instituto Ekloos, Faperj, Iônica, Sebrae RJ, Sitawi - Finanças do Bem, Universidade Santa Úrsula, Instituto Gênesis (PUC-Rio), Sistema B, Oi Futuro/Labora, CIEDS/ Shell Iniciativa Jovem e ESDI – Incubadora da Escola de Design Industrial da UERJ. A Alerj compõe o grupo desde a sua criação, por meio do Fórum da Alerj de Desenvolvimento do Rio, que passou a coordenar o movimento em 2020.