Live detalha programa de aceleração para negócios de impacto do Sebrae-RJ

Para contribuir com o fortalecimento de empreendimentos de impacto socioambiental no estado, o Sebrae-RJ acaba de lançar um edital para seleção de 45 negócios que irão participar do programa de aceleração Impacta. A iniciativa foi detalhada pela gestora do projeto de negócios de impacto do Sebrae-RJ, Juliana Oliveira, numa live do Instagram, realizada nesta quarta (21/04), e conduzida pela coordenadora do Movimento Rio de Impacto, Geiza Rocha.

“Os governos não têm como dar conta de resolver todos os nossos problemas e aí entram os negócios de impacto para contribuir trazendo soluções para essas questões”, explicou Juliana. Durante o bate-papo, Juliana abordou os quatro pilares da iniciativa (mentoria individual, consultoria, workshops e redes e compartilhamentos), que iniciará em junho e terá a duração de seis meses.

“Os participantes receberão apoio para estruturação de seu modelo de negócios visando a aumentar o faturamento, alcance do produto/serviço e o índice de impacto. A ideia é potencializar os resultados e atingir um número maior de pessoas”, contou.

Ao todo serão 54 horas de treinamento para cada empresa, que incluirá mentoria individual, consultoria com especialistas, além de encontros com mentores de mercado convidados para troca de experiências. “É uma carga horária muito densa e vamos ter também encontros on-line coletivos a cada 15 dias para estimular a formação de rede e compartilhamento de experiências. Sabemos que os pequenos empreendedores são solitários e têm dificuldade em trocar, então a gente busca estimular bastante para que isso aconteça e fazemos essa ponte”, disse.

As vagas para esta edição são, prioritariamente, para empresas localizadas na cidade do Rio de Janeiro e nos municípios Petrópolis, Teresópolis, São José, Friburgo, Volta Redonda, Três Rios e Duque de Caxias. Porém, empresas de qualquer região do estado podem se inscrever. O Impacta é subsidiado com recursos do Sebrae (89%) e o investimento realizado pelos empreendimentos selecionados será de R$ 425, podendo ser parcelado em 12 vezes, sem juros.

O edital está aberto até o dia 30 de abril e pode ser acessado no link https://conteudos.rj.sebrae.com.br/impacta-programa-de-aceleracao-sebrae.

Em sua 5ª edição, o Impacta já acelerou mais de 100 empreendimentos, que alcançaram um resultado de 70% de melhoria no nível de maturidade de sua gestão. Entre as empresas que já participaram do programa estão a Toti, plataforma que ajuda refugiados a entrar para o mercado de TI; a Joya da terra, calçados veganos feitos a partir da reutilização da fibra de coco e a Whywaste, plataforma para controle de prazos de validade dos alimentos nos mercados, com foco em redução do desperdício de alimentos.