Série Diálogos da Sustentabilidade debate liderança e mobilização

No segundo encontro da série Diálogos da Sustentabilidade, a Rede Legislativo Sustentável promoveu um painel sobre as estratégias de liderança na mobilização dos colaboradores e na disseminação das boas práticas. O encontro, realizado por videoconferência nesta sexta (19/06), teve como palestrante a secretária-geral do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio, Geiza Rocha. Durante o evento, ela destacou a responsabilidade do poder público na condução dessa agenda e importância da comunicação e suas ferramentas para trilhar uma gestão mais verde. O encontro pode ser assistido na íntegra aqui.

“O poder público não deve só dar o exemplo com as ações no dia a dia do legislativo, como pode também estimular e impulsionar o desenvolvimento de produtos mais sustentáveis por meio das compras públicas, já que o Estado é um dos maiores contratantes de obras e serviços”, afirmou Geiza. Segundo dados do Conselho Empresarial Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (CEBEDS), as compras públicas movimentam cerca de R$320 bilhões e equivalem a 16% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.

De acordo com Geiza, o principal gargalo para a manutenção da sustentabilidade nas organizações está no envolvimento das pessoas com a temática. “Precisamos fazer com que cada colaborador entenda que tem um papel importante nesse processo. É necessário um engajamento pessoal para que haja de fato uma mudança cultural e de hábitos nas instituições”, frisou. Para que isso aconteça, Geiza sugere o estabelecimento de metas concretas e individuais que impactem também no coletivo. “Costumamos dizer que cada gesto conta”.

Ela também recomenda a elaboração de um plano de comunicação focado nos diferentes públicos. Dentre as ferramentas que contribuem para o engajamento do público interno ela cita a realização de eventos, o uso das redes sociais com esse propósito, além da colaboração das assessorias de comunicação e pesquisas de opinião. “Todos esses fatores contribuem muito para avançar nessa agenda, porém, eu destacaria a criação e adesão de redes que encurtam esse caminho com a troca de experiências como o mais importante. Não fazemos nada sozinhos”, salientou.

Alerj Sustentável

Sobre as ações desenvolvidas pela Alerj na promoção da sustentabilidade, Geiza citou a Agenda Ambiental da Casa, cartilha que traz informações sobre as medidas adotadas e em curso, além de dicas de atitudes mais sustentáveis para serem colocadas em prática, tanto no trabalho quanto em casa. Entre elas estão a gestão de resíduos incluindo projeto-piloto que destinou 1,5 tonelada de embalagens da nova sede da Alerj para o projeto Light Recicla, que dá descontos na conta de luz.

O pioneirismo do parlamento fluminense com a aprovação da Lei 8.231/18, tornando a implementação do Plano de Logística Sustentável (PLS) obrigatória na administração pública estadual também foi lembrado durante o painel. A Alerj também foi o primeiro legislativo estadual a fazer parte da Rede Legislativa Sustentável. O desafio agora está, segundo Geiza, está na sensibilização das câmaras municipais para tornar o Rio o primeiro estado a ter 100% de adesão. “Em março, um pouco antes da pandemia, realizamos um evento no Plenário da Alerj em que 20 câmaras municipais mais o TCE passaram a integrar a Rede, que é uma cooperação entre a Câmara dos Deputados, Senado Federal e Tribunal de Contas da União a troca de experiências entre as casas legislativas e a capacitação de servidores para o desenvolvimento do PLS dentro desses órgãos”, contou.

O painel desta sexta teve a mediação de Carmem Mesquita, uma das responsáveis pelo núcleo de trabalho da EcoCâmara (Câmara dos Deputados), e Danielle Abud, integrante do Núcleo de Coordenação de Ações Socioambientais do Senado Federal, com participação do representante do Núcleo de Coordenação de Ações Socioambientais do Senado Federal, Humberto Formiga.
A programação da série Diálogos da Sustentabilidade inclui a realização de quatro eventos virtuais sobre a temática ao longo de todo o mês de junho e na primeira semana de julho, que podem ser acompanhados ao vivo pelo canal do Fórum da Alerj de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio no YouTube.

Confira os próximos painéis:

26/06 - 10h: “Sustentabilidade nas Compras e Contratações no Legislativo em tempos de Pandemia”
Palestrantes:
Teresa Villac - Advocacia-Geral da União (AGU)
Elieser Cavalcante da Silva - Tribunal de Contas da União (TCU)

03/07 - 10h: ”Plano de Logística Sustentável: Desafios e Oportunidades”
Palestrantes:
Benjamim Lima Jr - Chefe do Serviço Socioambiental (TCU)
Danielle Abud - Doutora em Educação (Senado Federal)
Maria de Lourdes de Oliveira - Titular do Núcleo de Sustentabilidade (TCE-RJ)
Luiz Vicente da Costa Braga - Chefe do Serviço de Sustentabilidade- Ecocâmara (Câmara dos Deputados)