Rio em Foco: “Há um movimento da Economia contrário à globalização”, afirma professor

Identificar as potencialidades de cada município e trabalhar suas vocações são o caminho para a retomada do crescimento econômico. A receita é prescrita pelo convidado da próxima segunda-feira (25/05) do Rio em Foco, o professor e consultor Alexandre Gurgel, que aponta a reconfiguração da relação com o mercado global e a valorização da produção local como uma tendência do cenário econômico após a crise causada pela pandemia do novo coronavírus.

“Haverá um movimento contrário à globalização. Os países e as regiões vão precisar garantir a produção de insumos estratégicos. Nós vimos, por exemplo, a insuficiência de insumos para a indústria farmacêutica, quando não conseguimos embarcar do Oriente componentes importantíssimos para produção de medicamentos”, apontou Gurgel que é doutorando em Economia  pela Universidade Federal do Rio de Janeiro UFRJ) e  Mestre em Administração pela Fundação Getulio Vargas (FGV).

Gurgel, que atuou no Conselho da Organização Nacional da Indústria do Petróleo (ONIP), reconhece a importância estratégica do combustível fóssil para a economia fluminense, mas ressalta a necessária observação de outras potencialidades regionais para assegurar oportunidades de desenvolvimento econômico e social por todo o estado. “Sem dúvida os arranjos produtivos ligados à produção de petróleo e ao turismo são as grandes vocações do estado do Rio, mas a população precisa de emprego e renda nos 92 municípios. Temos iniciativas como o Merco Serra, a cadeia produtiva da cerveja artesanal, a agricultura orgânica e familiar. Todos esses setores precisarão ser alvo de políticas públicas municipais”, apontou o professor.

De acordo com ele, o Estado tem importante papel como indutor do desenvolvimento local e regional. Uma das medidas importantes para estimular o arranjo produtivo de cada município, ele aponta, é regulamentar critérios de sustentabilidade e de aproveitamento da produção local na realização de compras e contratação de serviços públicos. “Existe pouco aproveitamento das sinergias regionais. Precisamos desenvolver dentro de cada município um novo portfólio de fornecedores com produtores municipais e regionais. É necessário regulamentar o processo e destinar parte das compras públicas para esse novo portfólio, porque existe uma concentração brutal das compras públicas vinculadas a grandes fornecedores”, avaliou o pesquisador.

Caso estados e municípios adotem estratégias de compra de parte de produção local, aliadas a políticas de qualificação dos fornecedores, a tendência é que os produtos oriundos de arranjos produtivos municipais ganhem capilaridade no mercado e sejam reconhecidos nacional e globalmente por sua qualidade. “Infelizmente ainda não fomos na direção do desenvolvimento local e regional. Fomos na rota da competitividade exacerbada e da concentração de capital nas mãos de poucos. As compras públicas municipais ainda não têm uma preocupação adequada com a qualificação de seu cadastro de fornecedores”, lamentou.

O Rio em Foco é exibido às segundas feiras, às 22h, na TV Alerj (canal UHF 15.2 e 12 da NET). A partir de terça-feira (26/05), o programa fica disponível também no canal do Fórum de Desenvolvimento do Rio no YouTube, e no podcast "Quero Discutir o Meu Estado", disponível no Spotify e no Deezer. Na TV Alerj, as reprises serão exibidas no sábado (30/05), às 17h, e domingo (31/05), às 20h.