Plantas Alimentícias Não Convencionais são opção de comida saudável no prato

Riqueza de nutrientes e diversificação de sabores são alguns dos fatores que trazem de volta ao cardápio e ao mercado as PANCS, Plantas Alimentícias Não Convencionais, tema do Rio em Foco que vai ao ar na próxima segunda-feira (16/12), às 22h, na TV Alerj (canal 12 net). As pesquisadoras Mariella Uzeda, da Embrapa Agrobiologia, e Viviane Kruel, do Instituto de Pesquisas Jardim Botânico do Rio de Janeiro, entrevistadas do programa dessa semana, falam sobre o desafio de popularizar as PANCS e os cuidados para inseri-las nas refeições.

“As PANCS são plantas extremamente resistentes, espontâneas e sazonais, além de serem riquíssimas em nutrientes. No entanto, são rotuladas como alimentos menos nobres por darem a ideia de comida de roça”, explicou Mariella.

Apesar de terem sido muito utilizadas no passado, com o tempo as PANCS foram perdendo espaço para um cardápio mais padronizado.

“Existe uma perda significativa, não só no Brasil mas em termos mundiais, do conhecimento tradicional das PANCS devido o processo de globalização, massificação e industrialização. O resgate desse modo antigo de vida deve ser repassado de geração para geração, porque hoje a nutrição está apenas baseada em quatro tipos de plantas: arroz, batata, trigo e milho”, afirmou Viviane.

Atualmente, universidades e instituições como a Embrapa Agrobiologia trabalham junto à população para disseminar saberes sobre o que pode ser consumido, qual potencial de nutrição e como diferenciar as plantas alimentícias não convencionais.

“Muitas vezes essas plantas têm características comuns a outras que não são exatamente aquelas que a gente deveria comer. É importante ter alguma experiência no potencial de identificação de plantas ou se ater a características que são estritamente particulares àquelas espécies que você está buscando”, reforçou Mariella.

A partir dessa terça-feira (17/12), o programa estará disponível no canal do Fórum de Desenvolvimento do Rio no YouTube. Na TV Alerj, as reprises serão exibidas no sábado (21/12), às 17h, e domingo (22/12), às 20h.