Rio em Foco entrevista Joan Melé sobre expansão de bancos éticos

“O Banco Ético tem como missão contribuir para uma mudança positiva da sociedade, melhorando a qualidade de vida das pessoas e da Terra”, afirmou o economista Joan Melé em entrevista ao programa Rio em Foco que vai ao ar nessa segunda-feira (18/11), às 22h, na TV Alerj (Canal 12 NET). Ele esteve recentemente no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio, em uma conferência organizada pelo Fórum de Desenvolvimento do Rio, em parceria com o Sistema B, sobre o uso consciente do dinheiro. 

Em entrevista exclusiva à jornalista Geiza Rocha, o economista fala sobre a diferença entre os bancos tradicionais e os bancos éticos, que priorizam investimentos mais sustentáveis e com maior responsabilidade social.

“Critérios éticos de investimento significam que aquilo que estou fazendo não prejudica ninguém e nem a Terra. Então, não vamos financiar transgênicos ou investir em produtos agroquímicos e pesticidas. Dentre os nossos propósitos estão a agricultura orgânica e a biodinâmica”, destacou o economista.

Atualmente, 54 instituições financeiras éticas fazem parte da Global Alliance for Banking on Values, uma delas é o Triodos Bank, localizado na Holanda, com cerca de 700 mil clientes. No Brasil, o desafio da implementação de um Banco Ético, segundo Joan Melé, é encontrar profissionais que tenham vocação para trabalhar com essa proposta. Ele explica que “o Brasil pode ser uma referência e um 'país-motor' para toda a América Latina. O difícil é conseguir capital e conhecer as leis do país”.

Além de nos fazer pensar sobre a importância de saber onde e como investimos nosso dinheiro, Joan Melé também questiona o consumismo desenfreado da sociedade.

“A Terra não permite mais tanto consumismo. É preciso mudar o conceito de sociedade baseado no consumo material para o consumo cultural”, reforça Melé.

A partir dessa terça-feira (19/11), o programa estará disponível no canal do Fórum de Desenvolvimento do Rio no YouTube. Na TV Alerj, as reprises serão exibidas no sábado (23/11), às 17h, e domingo (24/11), às 20h.

                                                      

 

Tradução: Julia Nemirovsky