Projeto “Caminhos do Brasil-Memória” será lançado neste sábado

A partir deste sábado (19/10), os cariocas e turistas terão mais um motivo para vir ao Centro do Rio nos fins de semana. Será lançado no saguão do Palácio Tiradentes, sede da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro, às 10h, o projeto “Caminhos do Brasil-Memória”, que reúne 11 museus e centros culturais do entorno da Praça XV e adjacências, num roteiro gratuito que conta a história e a formação do Brasil. A iniciativa foi apresentada nesta quinta (17/10) pelo subdiretor de Cultura da Alerj Nelson Freitas, durante a reunião da Câmara Setorial de Turismo, Cultura e Esportes, e recebeu contribuições dos presentes.

“A interação entre os espaços culturais visa a contribuir para ampliar a visitação museológica aos finais de semana e aliar entretenimento à produção de conhecimento, e de encantamento”, destaca Freitas.

A ação tem como foco impactar a vida cultural do Rio de Janeiro e construir um olhar sobre os diferentes ciclos históricos por meio do Palácio Tiradentes, Paço Imperial, Museu Naval, Museu da Justiça, Museu da Imagem e do Som (MIS), Museu Histórico Nacional (MHN), Instituto Histórico-Cultural da Aeronáutica, Centro Cultural Correios, Casa França-Brasil e Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB).

A partir de sábado, das 10h às 17h os turistas poderão desfrutar de um roteiro integrado e seguro, que reúne, ainda, show musicais. Ao frequentar qualquer um desses espaços, o visitante receberá um passaporte que dá ao portador gratuidade nas instituições participantes. O dono do passaporte deve requisitar o carimbo em cada museu por onde passar. Quando completar todo o percurso, e com o documento preenchido, o visitante será contemplado com uma experiência no navio-museu Bauru; no submarino-museu Riachuelo; na Nau dos Descobrimentos; no helicóptero Rei dos Mares e no carro de combate Cascavel, atrações do Espaço Cultural da Marinha. Também será oferecido um desconto de 50% no AquaRio e de 45% no estacionamento do Edifício Garagem Menezes Côrtes nos fins de semana.

Entre as contribuições que recebeu durante a reunião estão a de disponibilizar uma versão digital do passaporte em outros idiomas, fazer a distribuição dos passaportes também nos hotéis, além de envolver os receptivos no projeto, treinar guias turísticos para esse roteiro específico e gerar dados sobre o turismo no estado.

“As informações são fundamentais para qualquer trabalho voltado ao turismo. Precisamos de dados até para justificar pleitos e direcionar estratégias de promoção. Então por que não aproveitar que os turistas estarão em contato com esses equipamentos para mapear informações, e ter índices para avaliar a aplicabilidade do projeto, pensando na extensão para outros roteiros”, explicou Theresa Jansen, superintendente do Sindicato Patronal dos Hotéis do Estado do Rio de Janeiro. Segundo ela, o projeto será um marco para o estado.

Para a secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio, Geiza Rocha, a iniciativa do “Caminhos do Brasil-Memória” é fundamental para resgatar a história do Brasil que está tão próxima e da qual a ALERJ também faz parte.

“Foi bastante interessante trazer as instituições que compõem o Fórum para ser partícipes desse projeto e dar as suas contribuições. Ficamos felizes de proporcionar essa troca com a certeza de que essas entidades vieram para somar e fazer com que a ação reverbere e se perpetua”, disse Geiza.

Segundo Freitas, o “Caminhos do Brasil-Memória” contribuirá para promover e fortalecer, junto a um amplo imaginário popular, a memória da política brasileira, por meio da produção de atividades culturais em diferentes tipos de linguagens artísticas, com uma programação variada, realizada por cada museu que integra o projeto. Também foram feitas parcerias com a Prefeitura do Rio e do Governo do Estado para fortalecer questões relacionadas à segurança, acessibilidade e mobilidade urbanas, por meio de órgãos como Comlurb, CET-Rio, RioLuz, Guarda Municipal, Centro Presente, Polícia Militar e Superintendência do Centro.

“Outro fator de relevante importância é que o projeto vai influenciar diretamente na ampliação da geração de renda e emprego, contribuindo para o desenvolvimento econômico da cidade e, do Estado do Rio de Janeiro”, destacou Freitas.

Veja a apresentação do projeto clicando aqui.