Fórum debate hortas urbanas no Rio

A agricultura urbana e periurbana tem como característica a comercialização em pequena escala ou a produção para consumo próprio. É também considerada uma prática sustentável, proporcionando mais qualidade de vida com maior eficiência econômica para os cidadãos, já que valoriza a produção e consumo de alimentos da época e reduz despesas com deslocamentos e transporte da produção. Para conhecer o cenário e as perspectivas das hortas urbanas no estado, a Câmara de Agronegócios se reúne do dia 25 de junho, às 10h, no auditório da Escola do Legislativo. O encontro reunirá representantes do IBGE, Embrapa, IBGE, Emater, além da ONG AS-PTA, que atua no fortalecimento da agricultura familiar e na promoção do desenvolvimento rural sustentável no Brasil.

Serão quatro painéis que terão como mediadora a secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio, Geiza Rocha. Na ocasião, o gerente Antonio Florido apresentará os resultados preliminares do Censo Agro do IBGE e os desafios enfrentados no mapeamento das hortas urbanas no estado.  Já o presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater-Rio), Sergio Lemberck, falará sobre as ações de apoio às hortas urbanas realizadas pelo órgão, enquanto o pesquisador da Embrapa Solos, Cláudo Capeche, abordará o Programa Embrapa & Escola e as parcerias realizadas para o desenvolvimento da agricultura urbana fluminense. As tecnologias e os processos de capacitação utilizados para potencializar a as hortas urbanas no estado serão tema da apresentação da pesquisadora da Embrapa Agrobiologia Marta Ricci. As experiências e aprendizados da AS-PTA na cidade do Rio de Janeiro com a agricultura urbana serão apresentadas pelo coordenador do Programa de Agricultura Urbana, Marcio Mendonça.

O evento é aberto ao público e as inscrições podem ser feitas no endereço: http://bit.ly/EventoHortasUrbanas

Serviço:

Hortas Urbanas: cenário e perspectivas no estado do Rio de Janeiro

Dia: 25 de junho

Horário: 10h às 12h

Local: Rua da Alfândega, Nº 8 – 7º andar – Auditório da Escola do Legislativo do Estado do Rio de Janeiro.

Programação Completa:

Abertura:

Geiza Rocha - secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento da Alerj (mediadora do evento)

Painéis:

Resultados preliminares do Censo Agro e os desafios de mapear as hortas urbanas no Estado do Rio de Janeiro - Representante IBGE – Antonio Florido

Hortas Urbanas: ações de apoio extensão rural realizadas pela Emater-Rio – Sergio Lemberck - Presidente da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado (Emater-Rio)

Programa Embrapa & Escola: agricultura urbana e parcerias realizadas - Cláudio Lucas Capeche - Pesquisador Embrapa Solos

Cidade do Rio de Janeiro: experiências e aprendizados da AS-PTA – Agricultura Familiar e Agroecologia - Marcio Mendonça – Coordenador do Programa de Agricultura Urbana da AS-PTA

Tecnologias e processos de capacitação utilizados para potencializar a agricultura urbana - Marta Ricci – Pesquisadora da Embrapa Agrobiologia.