Plataforma virtual é lançada para promover Educação Financeira da população

O Brasil precisa se tornar um país de investidores. O caminho, porém, não é fácil. Todos os anos é realizada uma semana de ações de conscientização sobre a importância da educação financeira organizada pela Estratégia Nacional de Educação Financeira (ENEF), uma frente formada por diversas instituições públicas. Em sua sexta edição, o sistema OCB/Sescoop aderiu a este movimento e lançou uma ferramenta virtual de educação financeira aberta à população chamada Coopera Finanças, curso on line de capacitação e organização das finanças pessoais. No programa Rio em Foco, que vai ao ar nesta segunda-feira, às 22h, na TV Alerj (Canal 12 da Net), o uso da tecnologia para promover a Educação Financeira da população estará em pauta. 

“O Sescoop sempre teve uma atuação focada muito no público interno, as cooperativas, mas este ano aderimos a Semana ENEF e criamos com a professora de Economia da FGV Myrian Lund uma plataforma on line, gratuita e disponível a toda a população”, conta o superintendente do sistema OCB/Sescoop, Abdul Nasser. A plataforma criada pela Sescoop ficará disponível até setembro no endereço http://www.rio.coop. “É na verdade uma plataforma de cidadania financeira, para ajudar a lidarmos com dinheiro da melhor forma: como eu me organizo, como uso melhor o crédito de forma consciente”, explica Myrian Lund. A plataforma também tem conteúdos sobre investimentos, previdência e seguros, e explica a atuação das cooperativas de crédito.

“É importante que as próximas gerações estejam mais bem informadas e lidando melhor com dinheiro”, afirmou o superintendente de Proteção e Orientação aos investidores da CVM, José Alexandre Vasco. Na entrevista, ele fala sobre a iniciativa da ENEF, que começou em 2014 com 170 atividades pelo Brasil e promoveu quase quatro mil eventos no ano passado. ““Uma prioridade na iniciativa deste ano foi a educação financeira para os jovens nas escolas. Por isso lançamos um novo projeto voltado para o ensino fundamental. É importante falar para os gestores e diretores das escolas que existe um material disponível, que eles podem aplicar em sala de aula, com orientação adequada, no site http://www.vidaedinheiro.gov.br/”, explica.

Segundo Vasco a iniciativa deste ano foi idealizada após uma experiência pioneira nas escolas realizada em 2010/2011 provando que um ano e meio a educação financeira em sala de aula mudava o grau de poupança dos jovens, e impactava também as famílias por meio do conhecimento financeiro.  “Coletamos o CPF de 13 mil jovens e o Conef criou um grupo de trabalho com o Banco Central, CVM e outras entidades e agora retornamos àqueles jovens para ver se aquele ano e meio teve impacto a longo prazo. É a primeira avaliação deste tipo no Brasil”, antecipa Vasco que ressalta ainda um crescimento do interesse dos brasileiros por informações sobre investimentos. “A questão da Reforma da Previdência está ajudando o brasileiro a pensar no longo prazo, o que é fundamental para a educação financeira.”

Outro ponto abordado no programa foram as transformações tecnológicas, que tem levado as pessoas cada vez mais a tomar decisões financeiras antes de pensar em suas consequências. Essa celeridade já preocupa os reguladores, que identificaram um crescimento expressivo dos golpes financeiros pela internet. Segundo José Alexandre Vasco, uma pesquisa da IOSCO (Organização Internacional das Comissões de Valores) demonstrou que os novos processos digitais deixaram as pessoas mais vulneráveis a golpes ou sujeitas a decisões menos refletidas.  “Ninguém é contra a tecnologia, ao contrário, ela dá acesso e diminui os custos. Mas o processo decisório mudou e isso precisa ser acompanhado”, diz ele. Segundo o superintendente de Proteção e Orientação aos Investidores da CVM, nos últimos quatro anos o órgão abriu mais de 450 investigações, cada uma delas com centenas de reclamantes de processos de golpes financeiros pela internet. 

A partir de terça-feira, o programa estará disponível no canal do Fórum de Desenvolvimento do Rio no YouTube. Na TV Alerj, as reprises serão exibidas no sábado, às 17h, e domingo, às 20h.