Educação em campo para fortalecer a economia

Convocar as universidades particulares para pensar uma rede que atenda melhor as demandas da economia fluminense. Este desafio foi proposto hoje na reunião da Câmara de Educação Profissional e Educação Tecnológica do Fórum de Desenvolvimento, que pretende conversar com reitores e gestores destas instituições sobre a proposta. O objetivo é tentar equalizar a distribuição de vagas nos cursos de ensino superior _ majoritariamente concentradas na Região Metropolitana da capital _ e melhorar a oferta.  O estado possui hoje um descolamento entre emprego nas regiões e a oferta de cursos, ou seja, as regiões apresentam demandas específicas por empregos de capacitação de atividades industriais e os cursos de educação superior nas regiões não conseguem atender a essa demanda. É o caso, por exemplo, da Região Centro Sul Fluminense, que apresenta carência de cursos no setor metalmecânico que formem novos profissionais para o Polo Automotivo.

“A Câmara de Formação Profissional e Educação Tecnológica definiu na reunião desta quarta realizar uma agenda em paralelo à discussão sobre os desafios do emprego no estado. Vamos fazer um chamado às universidades que ainda não fazem parte do Fórum para que integrem essa discussão. Sabemos que o ensino à distância pode contribuir para a ausência de cursos superiores nos municípios e ser uma solução, mas precisamos conhecer quais são as ofertas de cursos existentes e pensar numa forma de casar isso com uma resposta aos desafios do emprego no estado”, explicou a secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio, Geiza Rocha.

Segundo o presidente do Centro Regional de Expertise da Universidade das Nações Unidas (RCE) Paulo Alcântara, é preocupante o fato do Rio de Janeiro ter seu saber concentrado na Região Metropolitana enquanto São Paulo conseguiu uma melhor distribuição territorial. “Precisamos trazer as universidades privadas para darem as suas contribuições para o desenvolvimento regional trabalhando em rede”, afirmou Paulo que aproveitou a reunião para divulgar a inauguração do núcleo de empreendedorismo e inovação da Faculdade Cesgranrio no dia 18 de junho, no Fórum de Startups, no Porto do Rio de Janeiro. “O evento visa a estabelecer as bases de contato da formação de uma rede de empreendedorismo e inovação em educação promovendo uma melhor relação entre as ofertas e as demandas na área de aprendizagem e educação de uma forma geral”, disse.

Já o Sistema Firjan SESI está com 1.740 vagas abertas para o curso Pré-Enem até o dia 31 de maio. “É uma ação gratuita que visa a elevar ou ajudar o jovem que está interessado em ingressar no ensino superior”, afirmou o gerente de cursos e recursos educacionais do Sistema Firjan Allain Fonseca.  Os interessados devem estar matriculados em uma turma do 2º ou 3º ano do Ensino Médio (da Educação Regular ou da Educação de Jovens e Adultos) em qualquer escola da rede pública ou já terem concluído o Ensino Médio, com idade mínima de 15 anos. As inscrições precisam ser realizadas presencialmente em uma das unidades do Sistema. Para mais informações clique aqui.

A próxima reunião da Câmara Setorial de Formação Profissional e Educação Tecnológica está marcada para o dia 17 de junho quando receberá a socióloga Vânia Penha Lopes para uma palestra sobre a lei de cotas raciais. Saiba mais sobre este debate clicando aqui.