Campanha quer gerar 170 mil novos empregos com turismo

Resgatar o orgulho de ser carioca e atrair mais turistas é o objetivo da campanha “O Rio Não Para”, recém-lançada por um grupo de empresários de diversos segmentos do setor produtivo. O projeto foi apresentado nesta quinta (25/04) pelo gerente de operacional da ABIH-RJ Julio Correa durante a reunião da Câmara Setorial de Turismo, Cultura e Esportes.

Segundo um estudo realizado pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) se o Rio de Janeiro ampliar em 20% o turismo interno, o impacto econômico para a cidade será de cerca de seis bilhões de reais, além de gerar 170 mil novos empregos. Para efeitos de comparação, o Carnaval gera um impacto econômico de cerca de R$ 3,5 bilhões; o Réveillon, R$ 680 milhões; e o Rock In Rio, R$ 1,6 bilhão.

O mote da campanha, “O Rio não Para”, faz alusão à constante reinvenção da cidade do Rio de Janeiro como destino e às múltiplas experiências que oferece. A ideia é promover uma grande mobilização pelo reposicionamento da capital do estado como destino turístico, depois de um longo período de crise.

“O projeto foi lançado em abril e não tem data para terminar. Graças aos megaeventos esportivos, o Rio recebeu investimentos na ordem de R$ 25 bilhões de reais, melhorando sua mobilidade urbana e ampliando a rede hoteleira. Hoje a cidade está pronta para receber o dobro de turistas que vem recebendo”, afirmou Julio Correa.

Fazem parte da ação o lançamento do hotsite (www.orionaopara.com.br), o uso de mobiliários urbanos, a colocação de banners em shoppings e supermercados, além da veiculação de propaganda em todo território nacional e em mais 140 países.

Para atrair mais turistas, a rede hoteleira oferecerá descontos de até 20% nas diárias para os meses de abril e maio e uma empresa aérea parceira também terá tarifas promocionais para a cidade, porta de entrada para todo o estado.

“O objetivo desta reunião foi trazer a campanha para o contexto do estado e pensar em como integrar essa agenda e o encanto que a cidade desperta para fomentar o turismo no interior do estado”, afirmou a secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio Geiza Rocha.

Eventos culturais na Alerj

Durante o encontro também foram apresentados os projetos desenvolvidos pela diretoria de Cultura da Alerj para fortalecer a identidade cultural brasileira e fomentar a arte, além de aproximar o cidadão fluminense de sua memória histórica.

Uma das ações é a criação do circuito "Caminhos do Brasil-Memória", que tem como objetivo ampliar a visitação museológica no Centro da Cidade durante os fins de semana. O projeto está sendo elaborado pela subdiretoria geral de Cultura da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro em parceria com o Museu Histórico Nacional, o Museu Naval, o Museu da Justiça e o Paço Imperial.

Os 230 anos da inconfidência mineira serão celebrados com a montagem de uma peça autoral, que estará em cartaz no Palácio Tiradentes. Um musical com melodias brasileiras do século XVIII, estrelado por Toni Garrido e Cristina Braga, ocupará o Plenário da Alerj. Todos os eventos terão entradas gratuitas. Estão previstos ainda o lançamento de um livro infantil sobre a inconfidência mineira contada por Tiradentes, a comemoração dos 130 anos da proclamação da República em setembro, além de uma série de três volumes com a história e fotos do Palácio Tiradentes.

“Ao ampliar a visitação ao Centro da cidade no fim de semana, estaremos também contribuindo para o desenvolvimento econômico, ampliando a geração de emprego e renda”, disse o subdiretor do departamento de Cultura da Alerj Nelson de Freitas. Ele destacou também a importância de desconstruir a imagem político-partidária que a Alerj traz no imaginário popular para uma política de cidadania e sentimento de pertencimento.

Os próximos passos da Câmara Setorial de Turismo, Cultura e Esporte serão a realização de um painel sobre o potencial dos trens turísticos e chamar a Fecomércio-RJ para atualizar os dados econômicos do Caderno de Turismo do Estado, lançado há 10 anos.