Negócios Sociais: empreendedores têm o desafio de conectar políticas públicas e demandas sociais

Os negócios de impacto social nascem da necessidade de resolver um problema social ou ambiental, prestando serviços ou desenvolvendo produtos capazes de melhorar a qualidade de vida da população.

No programa Rio em Foco desta segunda-feira (11/02), que vai ao ar às 22h, na TV Alerj (Canal 12 da NET), a professora e a autora do livro “Negócios de Impacto Social: Guia para os empreendedores”, Tania Limeira, e o Diretor de Desenvolvimento Institucional do Centro Integrado de Estudos e Programas de Desenvolvimento Sustentável (CIEDS),Victor Ladeira, falam sobre o perfil dos empreendedores e quais os desafios e demandas dos negócios sociais no Brasil.

“O primeiro passo para quem deseja empreender nessa área de impacto socioambiental é conhecer as necessidades e a realidade da população. O segundo é entender as políticas públicas e, por último, a capacitação desse profissional”, explicou Tania Limeira.

A publicação lançada pelo CIEDS, “As Juventudes de Favela Gerando Mudanças em seus Territórios e em suas Vidas” destaca que, ativar o potencial empreendedor dos jovens residentes em favelas da região metropolitana do Rio de Janeiro e fomentar a criação de Negócios de Impacto são estratégias importantes para a promoção da prosperidade das pessoas e comunidades.

“ A favela do Rio de Janeiro é um locus de inovação e experimentação. Um local onde a necessidade e a colaboração permitem o surgimento de soluções criativas e inovadoras. Há um interesse de grupos econômicos de utilizar toda essa potência direcionada a problemas sociais e que também geram algum tipo de renda”, ressaltou Victor Ladeira.

O Rio em Foco está disponível no canal do Fórum de Desenvolvimento do Rio no Youtube e tem reprises no sábado (16/02), às 17h, e domingo (17/02), às 20h, na TV Alerj (Canal 12 NET).