Rio em Foco: Movimento pela linguagem clara em textos de utilidade pública chega ao Brasil

A linguagem clara é um movimento que já existe em outros países e que chega ao Brasil com o lançamento do livro “Clareza em Textos de e-gov, uma questão de cidadania”. No Rio em Foco desta segunda (12/11), a jornalista e empreendedora Heloisa Fischer, autora da publicação, fala da importância de chamar atenção para esta causa e o campo que isso abre aos estudantes de Comunicação Social. O programa vai ao ar às 22h na TV Alerj (Canal 12 NET).
 
Heloisa Fischer defende o direito de as pessoas entenderem as informações de interesse coletivo dispostas nos contratos e documentos. Segundo ela, o principio na hora de escrevê-los deveria ser o de orientar, informar e instruir o cidadão. 
 
“Esse movimento é conhecido internacionalmente como plain language, que significa linguagem simples, fácil ou clara. Quando comecei a pesquisar sobre o tema, decidi abordar a questão do governo eletrônico já que o Brasil é um dos primeiros países a aderir ao projeto de governo aberto internacional, além de termos a lei do acesso à informação”, explica Heloisa.
Durante o programa, a jornalista também fala sobre as técnicas de escrita e design que contribuem para a formulação de um texto mais simples e com uma linguagem que seja facilmente entendida.       
 
“O objetivo é fazer uma comunicação escrita que seja tão clara que o cidadão vai ler, conseguir identificar a informação que está procurando e, principalmente, usá-la de forma correta”.
O programa Rio em Foco tem reprises no sábado (17/11), às 17h, e no domingo (18/11), às 20h. A partir da terça-feira (13/11), ele também fica disponível no canal do Fórum de Desenvolvimento do Rio no YouTube.