Incentivos para o uso das magrelas no estado do Rio é tema do Rio em Foco

A cidade do Rio possui aproximadamente 450 quilômetros de malha cicloviária. Para incentivar o uso das magrelas, governos e instituições vêm atuando em diferentes frentes, uma delas é a disponibilidade de bicicletas públicas e a integração delas com diversos modais.

No Rio em Foco dessa segunda-feira (18/04) o presidente da Comissão de Segurança no Ciclismo, Raphael Pazos, e o conselheiro do Transporte Ativo, Robson Combat, vão falar sobre as ações coordenadas que já estão acontecendo para o estimular o uso das bicicletas como meio de transporte, e de que forma a sociedade civil pode contribuir para incorporar a bicicleta cada vez mais no dia a dia. O programa vai ao ar às 22h na TV Alerj (Canal 12 NET).

“Independentemente da sua forma de utilização, a bicicleta tem um papel muito importante na sociedade. Ela pode ser usada para esporte, lazer, turismo ou trabalho. Podemos perceber a quantidade de estabelecimentos que utilizam as bicicletas para realizar entregas”, afirmou Raphael Pazos.
Mas para que o uso da bicicleta seja feito de forma correta também é preciso investir na educação no trânsito tanto dos pedestres, quanto dos ciclistas e, principalmente, dos motoristas dos demais veículos.

“O Detran realiza diversas campanhas para conscientizar e educar a população, isso vem reduzindo o número de acidentes no trânsito. É uma grande adaptação da própria cidade. Além das ciclofaixas e das clicovias, o espaço físico também precisa ser todo adaptado para que as pessoas possam utilizar sua bicicleta ao chegar no trabalho e ao sair de casa,” explicou o coordenador geral do trânsito – Detran, João Marcelo Gueiros.

O programa tem reprises no sábado (23/04), às 17h, e domingo (24/04), às 20h, e também pode ser acessado no canal do Fórum de Desenvolvimento do Rio no YouTube