Instituições abrem semana Lixo Zero apresentando, no Cefet-RJ, soluções para redução de resíduos

Na busca por um planeta saudável, “todos nós temos um papel a desempenhar na proteção de nossa única casa”, disse o secretário-geral da ONU, António Guterres. Para promover futuras parcerias e apresentar como as entidades que compõem o Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro lidam com a agenda de sustentabilidade em suas instituições, será realizado, no dia 26/10, o evento “Lixo Zero dentro e fora de casa”. O encontro, que abre a Semana Lixo Zero no estado do Rio, é gratuito e aberto ao público, e será realizado das 10h às 12h30, no auditório principal do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet-RJ).

O presidente da Sociedade de Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio de Janeiro (Seaerj), professor Haroldo Mattos de Lemos, abrirá o encontro abordando o impacto das tecnologias e da indústria 4.0 na Agenda 2030, da ONU. Em prol desta mesma iniciativa das Nações Unidas, a diretora de gestão estratégica do Cefet-RJ, Úrsula Maruyama, falará sobre o protagonismo estudantil. A analista de sustentabilidade Dolores Lustosa, apresentará os projetos que estão sendo desenvolvidos pelo Sebrae-RJ e os desafios da implementação do gerenciamento de resíduos sólidos. O fundador da agência MateriaBrasil, Bruno Temer, discutirá o papel do design no consumo consciente; e a secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio, Geiza Rocha, abordará os desafios de comunicar a sustentabilidade nas instituições públicas.

"Ao começarmos a conversar sobre o tema, o grupo que forma a Câmara Setorial de Desenvolvimento Sustentável observou que há soluções variadas para lidar com o mesmo desafio, que é o de destinar corretamente os resíduos, reduzindo, quando possível, e reciclando quando viável. Será uma oportunidade ímpar de trocar ideias e aprofundar parcerias", explica Geiza.

Desde 2015 o Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio participa da Semana Lixo Zero, movimento internacional que é realizando concomitantemente em vários estados do País, que reúne ativistas de todo o mundo para trocar ideias, expor boas práticas e soluções inovadoras e evidenciar os desafios de fazer a gestão dos resíduos sólidos. Este ano, a Semana Lixo Zero passou a integrar o calendário estadual de eventos com a publicação do Decreto 46.435/2018.

O evento é aberto ao público e as inscrições devem ser feitas clicando aqui

Programação:
9h30 – Credenciamento
10h – Abertura
10h15 – Indústria 4.0 e sua relação com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) – Haroldo Mattos de Lemos, presidente da SEAERJ (Sociedade dos Engenheiros e Arquitetos do Estado do Rio do Rio de Janeiro)
11h – Protagonismo estudantil em prol da Agenda 2030 – Ursula Maruyama, Diretora de Gestão Estratégica do Cefet/RJ
11h15 – A importância do Programa de Reciclagem criado pela Escola Brasileira de Administração Pública (EBAPE) – Jonathan Speier, Professor Fundação Getulio Vargas (FGV)
11h30 – Os desafios da implementação do gerenciamento de resíduos sólidos – Dolores Lustosa, Analista de Sustentabilidade do Sebrae-RJ
11h45 – O papel do design no consumo consciente – Bruno Temer, fundador da Agência de Design MateriaBrasil
12h – Os desafios de comunicar a sustentabilidade – Geiza Rocha, Secretária-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio.
12h15 – Perguntas