Rio em Foco: Empreendedorismo e criatividade são ferramentas fundamentais no avanço do desenvolvimento tecnológico

A revolução digital vem impactando a sociedade em diferentes aspectos, seja na forma como nos comunicamos, na mobilidade, na educação ou no surgimento de novas profissões. E, é preciso estar preparado para se relacionar com essas inovações.

O Rio em Foco desta segunda-feira (23/07), mostra os principais desafios para o Brasil na incorporação das novas tecnologias. A partir das 22h, na TV Alerj (canal 12 NET), o coordenador de democracia e tecnologia do Instituto de Tecnologia e Sociedade (ITS Rio), Marco Konopacki, e o CEO da MJV Tecnologia e Inovação, Maurício Vianna, falam sobre como formar novas gerações, mais capacitadas para lidar com essas transformações tecnológicas.

“A gente precisa ter um investimento maior no empreendedorismo. Muitos estudantes e futuros profissionais ainda pensam em obter um emprego fixo. Quando, na verdade, com o advento das tecnologias, o próprio aluno precisa criar o emprego dele. As profissões do futuro serão criadas por eles mesmos. E com toda essa transformação digital é necessário investir mais em educação”, explicou Maurício Vianna.

Aparelhos como celular, smart TV ou tablets conectados à internet, que também são chamados de internet das coisas, podem trazer ainda soluções para as cidades. E essa conexão se torna uma oportunidade nas mãos dos gestores públicos na tomada de decisões.

“Você pode ter um acesso mais rápido na identificação de zonas deficientes de saneamento básico, ou, até mesmo, o controle de poluentes e de veículos de transporte urbano. Tudo isso envolve sensores que estão conectados à internet e geram uma gama de informação, tornando as decisões mais informadas e mais assertivas”, destacou Marco Konopacki.

A tecnologia também pode se tornar uma importante ferramenta na busca por soluções mais sustentáveis. “Tecnologia é fundamental para monitorar e medir os avanços. Mas as soluções vão vir de um pensar diferente. Que é o papel do design thinking, que analisa a interação das pessoas com um determinado problema. E a solução vem exatamente desse olhar”, concluiu Maurício.

O Rio em Foco tem reprises no sábado (28/07), às 17h, e no domingo (29/07), às 20h. E, a partir de terça-feira (24/07), pode ser assistido no canal do Fórum no Youtube e na página do Rio em Foco no nosso site.