Movimento Abril Verde alerta sociedade para importância de prevenir acidentes de trabalho

Entre os países do mundo que mais registram acidentes no trabalho, o Brasil ocupa a 4° posição, segundo o ranking divulgado pela Previdência Social. “Toda atividade tem seu risco. A grande questão é que no Brasil o alto índice de acidentes pode demonstrar uma ineficácia das políticas de prevenção”, explicou a procuradora do Ministério Público do Trabalho Cynthia Lopes. Ela é a entrevistada do programa Rio em Foco desta segunda-feira (23/04), que vai ao ar às 22h na TV Alerj (canal 12 da NET).

No programa foram abordadas as iniciativas que estão sendo tomadas para alertar trabalhadores, profissionais de saúde, o meio jurídico e a sociedade como um todo para a importância do tema. Dentre elas, o movimento Abril Verde, que incentiva a promoção de ações educativas para minimizar esses incidentes e valorizar a saúde dos trabalhadores. A escolha do mês não foi por acaso. Em 2005, a Lei Federal 11.121 estipulou a data de 28 de abril como o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. No estado do Rio, a Lei Estadual 4.710/06 também determina a realização de ações sobre o tema na mesma semana.

Para reforçar a importância da data no estado, o presidente em exercício da Alerj, deputado André Ceciliano (PT) apresentou, em conjunto com o presidente da Comissão de Trabalho da Alerj, deputado Paulo Ramos (PDT), o projeto de lei 3.951/18, que aprimora a legislação estadual sobre o tema. A proposta inclui a realização de campanhas educativas nas escolas e de um Programa de Valorização da Vida do Trabalhador, com o objetivo de orientar e fiscalizar a adoção de medidas para a redução de acidentes. "São alterações necessárias para que a prevenção desse tipo de problema se inicie já nas escolas, para criar essa consciência desde cedo nos futuros trabalhadores", explica Ceciliano.

"A construção de ambientes saudáveis em diferentes áreas e profissões além de reduzir os riscos de acidentes do trabalho, também evita doenças como a depressão. A síndrome do pânico, por exemplo, leva ao absenteísmo e à baixa produtividade. Olhar para esses riscos também é importante em qualquer atividade”, finalizou Cynthia Lopes.

O Rio em Foco tem reprises no sábado (28/04), às 17h, e no domingo (29/04), às 20h. Você também pode rever esse e outros programas no canal do Fórum no Youtube e na página do Rio em Foco em nosso site.