Fórum debaterá papel da educação no desenvolvimento econômico e social do estado

Debater os desafios do estado do Rio e qual o papel da educação nesse processo é o tema da próxima reunião da Câmara de Formação Profissional e Educação Tecnológica. No encontro realizado nesta quarta (20/03), no auditório do Conselho Regional de Contabilidade, os membros definiram a agenda de trabalho do grupo para 2018.

“A câmara começou o ano definindo que não dá para desconectar educação do contexto econômico, social e político que estamos atravessando. Na próxima reunião vamos convidar economistas e especialistas que fizeram um retrato do estado para falar sobre a educação dentro desse contexto. Será um debate multidisciplinar, com o foco de pensar a educação para a profissão, para o mercado de trabalho e quais são os desafios para os jovens profissionais”, explicou Geiza Rocha, subdiretora-geral do Fórum de Desenvolvimento do Rio.

O futuro do emprego com as inovações tecnológicas, a robótica como ferramenta de aprendizado e o desafio da inclusão das pessoas com deficiência no ensino médio e superior foram outras sugestões de temas a serem debatidos pela Câmara.

Estiveram presentes representantes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj), Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), Centro Universitário Estadual da Zona Oeste (Uezo), Faculdades Integradas Hélio Alonso (Facha), além de assessores dos deputados Luiz Paulo e Waldeck Carneiro.

A próxima reunião da Câmara de Formação Profissional e Educação Tecnológica será no dia 25 de abril.