Investimentos em tecnologias digitais podem alavancar o setor de óleo e gás

As tecnologias da informação (TI) estão revolucionando o setor de petróleo e gás no Brasil e no mundo. As oportunidades dessa indústria para o estado, o surgimento de novas profissões e como as empresas podem se adaptar à nova realidade estiveram em pauta no Rio em Foco. O programa que aborda o tema será reprisado na próxima segunda (20/11), às 22h, na TV Alerj, no canal 12 da Net.

“Nossa indústria de tecnologia precisa crescer para não continuarmos reféns da tecnologia estrangeira”, afirmou Álvaro Cysneiros, presidente da Associação de Empresas de TI, Assespro-RJ, e convidado do programa.

Para manter a competitividade no mercado, as indústrias de petróleo estão assimilando tecnologias como a robótica, que prevê maior segurança, eficiência e prevenção de acidentes. A automatização de ações repetitivas, a inspeção de navios e o uso de drones são alguns exemplos de atuação dos robôs.

A importância da capacitação e da formação de profissionais também será essencial para as novas oportunidades de empregos que irão surgir a partir da conexão entre esses dois setores.
“Algumas funções irão perder espaço e deixar de existir e o setor terá novas necessidades. As novas tecnologias irão gerar empregos e o surgimento de novas profissões que ainda não conhecemos”, afirmou o convidado Milton Costa Filho, secretário-geral do Instituto Brasileiro de Petróleo, Gás E Biocombustíveis (IBP).

O Rio em Foco terá novas reprises no sábado, (25/11), às 17h e domingo, (26/11), às 20h. A versão completa do programa pode ser assistida também no canal do Fórum no YouTube e na página do Rio em Foco em nosso site.