Projeto estadual fortalece a cafeicultura fluminense

Programa visa fomentar a produção de cafés especiais

A produção de cafés especiais no Noroeste fluminense, que nas últimas quatro safras cresceu de 10% para 35%, ganhou um incentivo para ampliar ainda mais sua participação na cafeicultura do estado e alavancar a atividade nos municípios de Varre-Sai, Porciúncula e Bom Jesus do Itabapoana, expandindo a oferta de produto de melhor qualidade e com mais retorno financeiro para os produtores. A Secretaria de Agricultura – através do programa Rio Rural, Emater e Pesagro – o Sebrae-RJ e as prefeituras dos municípios envolvidos firmaram um termo de cooperação para o fortalecimento da cadeia produtiva do café na região.

O projeto, que prevê ações até 2019, tem seu principal foco na capacitação dos produtores, com a realização de cursos técnicos, Dias de Campo, além da participação dos cafeicultores em eventos técnicos do segmento e visitas a áreas de produção em outros estados. O objetivo é o ganho de produtividade, sustentabilidade e ampliação do volume de produção de cafés especiais.

O secretário de Agricultura, Jair Bittencourt, enfatizou a importância do programa Rio Rural para a reestruturação da cafeicultura no Noroeste, com os investimentos já realizados em equipamentos e capacitação de pequenos produtores de café.

– Ao desenvolvermos esse projeto com os nossos parceiros, estamos aumentando as oportunidades para os produtores e fortificando a economia da região – disse o secretário.

O polo cafeeiro da Região Noroeste responde pela produção anual de 250 mil sacas de café beneficiado, envolvendo mais de dois mil e quinhentos produtores em área superior a 10 mil hectares.

O Projeto de Fortalecimento da Cadeia Produtiva do Café da Região Noroeste Fluminense conta ainda com o apoio do Sindicato Rural de Porciúncula, Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e a Empresa de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Fonte: Site Oficial do Governo do Estado do Rio de Janeiro

No programa: Cafeicultura do Rio de Janeiro investe na qualidade, o Rio em Foco abordou a estratégia do setor cafeeiro fluminense para obter competitividade no país que mais produz café no mundo. Os convidados Guilherme Braga Pires Filho, presidente do Centro do Comércio de Café do Rio de Janeiro, e Celso Merola, chefe da divisão de desenvolvimento agropecuário do Ministério da Agricultura do Rio de Janeiro, explicaram a busca dos agricultores familiares do Rio pela qualidade de seus cafés. Eles também analisaram os gargalos do setor e as iniciativas do Governo e da sociedade civil para ajudar esses produtores.