Rio receberá mais de 1 milhão de turistas de negócios

Participantes de congressos, feiras e convenções aquecem a economia

O Rio de janeiro deve receber, até 2027, mais de 1 milhão de turistas de negócios. São participantes de congressos, feiras e convenções, que movimentam a economia, gerando empregos e oportunidades de desenvolvimento. Segundo levantamento da Associação Internacional de Congressos e Eventos (ICCA, na sigla em inglês), em 2016 o Brasil seguiu sendo o país da América do Sul que mais sediou eventos no continente: foram 244 no total.

Segundo o secretário de Turismo, Nilo Sergio Felix, o calendário de eventos do Rio Convention & Visitors Bureau, contemplando os anos de 2017 a 2027, já tem confirmado 250 eventos nacionais e internacionais.

– Isso significa mais de 1 milhão de participantes que vão estar em nossa cidade. A receita esperada é de U$ 1,34 bilhão e a arrecadação de ISS ficará em torno de U$ 66,76 milhões. São números relevantes que comprovam a importância de um calendário de eventos robusto e com qualidade – disse o secretário.

O America Master Games, programado para 2020, deve trazer cerca de 20 mil pessoas, aquecendo a economia local em, aproximadamente, R$ 150 milhões, segundo dados da prefeitura do Rio. Estimativas do Ministério do Turismo apontam que o mercado de turismo de negócios no Brasil gere, em média, 7,5 milhões de empregos diretos, indiretos e terceirizados.

O turismo de negócios movimenta profissionais de todos os setores e ocupa o vazio da sazonalidade entre os períodos de férias escolares e temporada de verão. Quem viaja a negócio gasta com hospedagem, alimentação, transporte e diversão.

Fonte: site do Governo do Rio de Janeiro