Oportunidades no mercado brasileiro de títulos verdes é tema do Rio em Foco

Para estimular o mercado de títulos verdes no país foi lançado em 2017 o Laboratório de Inovação Financeira, que reúne entidades públicas e privadas para desenvolverem soluções e investimentos mais sustentáveis em diferentes setores da economia. O Rio em Foco dessa segunda (11/09) fala sobre as etapas e os grupos de trabalho que fazem parte desse laboratório. O programa vai ao ar às 22h, no canal 12 da NET. 

“A Comissão de Valores Mobiliários, CVM, junto com a Associação Brasileira de Desenvolvimento, ABDE, e outros atores tem agora um espaço organizado atuando em três frentes: títulos verdes, finanças verdes e finanças sociais. É um esforço coletivo para construirmos o desenvolvimento do Brasil de forma mais sustentável”, afirmou o superintendente de Proteção e Orientação aos investidores da CVM, José Alexandre Vasco.

Apesar do enorme potencial que o Brasil possui para atrair recursos financeiros para o mercado de títulos verdes, os investimentos chegam a apenas 3 bilhões de dólares, o que se comparado com outros países ainda é um valor baixo.

“Existe no Brasil um espaço para crescer gigantesco, porque uma parte dos recursos que hoje estão aplicados sob a forma de depósitos de poupança, CDB, debêntures ou títulos públicos federais somam aproximadamente R$ 1,6 trilhão de reais. Com a criação desse laboratório será possível desenvolver instrumentos para a captação desses recursos, ampliando a participação do país no mercado de títulos verdes”, explicou o presidente da ABDE, Milton Luiz de Melo Santos.

O Rio em Foco tem reprises no sábado (16/09) às 17h, e no domingo (17/09) às 20h. A versão completa do programa também pode ser assistida no canal do Fórum no YouTube e na página do Rio em Foco em nosso site.

Assista ao programa: Oportunidades no mercado brasileiro de títulos verdes é tema do Rio em Foco