Publicação do CEBDS reúne iniciativas que buscam estabelecer uma agenda sustentável nas cidades

Inspirar a construção de cidades sustentáveis, através de modelos modernos e inovadores, capazes de agregar esforços entre o governo municipal, a sociedade civil e a iniciativa empresarial é a premissa da publicação lançada pelo Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS) no primeiro semestre desse ano. O estudo “Sustentabilidade Urbana: uma nova agenda para as cidades” indica quais ações os municípios brasileiros podem realizar para se adequar aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), além de apresentar uma série de sugestões que podem subsidiar o prefeito a propor melhorias sustentáveis.

Além de listar os ODSs, o compilado aborda as leis que preveem a adoção de práticas sustentáveis em nível federal e que precisam estar contempladas nos municípios brasileiros. A publicação também apresenta iniciativas e projetos desenvolvidos em cidades brasileiras que ilustram novas parcerias entre governo municipal e sociedade e como diversos setores podem trabalhar juntos promovendo o desenvolvimento urbano sustentável.

“Queremos reforçar que os municípios não precisam pensar ou atuar de forma isolada, que é possível consolidar uma série de parcerias com diversas esferas. A publicação possui um compilado de iniciativas que podem ser reproduzidas ou inspirar os municípios”, explicou Tatiana Araujo, assessora de Projetos Institucionais do CEBDS.

Os ODSs fazem parte da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU), que define as prioridades e aspirações de desenvolvimento sustentável global para 2030, e buscam mobilizar os esforços ao redor de uma série comum de objetivos e metas.

O material pode ser consultado no link: biblioteca.cebds.org/sustentabilidade-urbana-uma-nova-agenda-para-as-cidades