Entidades divulgam carta de compromisso contra roubo de cargas no estado

Segundo estudo da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), em cinco anos o prejuízo com o roubo de cargas no Brasil ultrapassou a marca de R$ 6 bilhões. Dados da entidade também indicam que no Rio de Janeiro os preços das mercadorias chegam ao consumidor por um valor até 20% mais alto por causa dos crimes. Neste fim de semana, a Federação dos Transportes de Carga do Estado do Rio de Janeiro (Fetranscarga) reuniu lideranças e empresários do setor de transporte, representantes da das polícias e da área de segurança pública , além do poder legislativo, para debater as ações de combate ao roubo de cargas do País. O encontro foi realizado nos dias 26 e 27 de agosto, em Búzios, e resultou na assinatura de uma carta de compromisso, com o objetivo de aprimorar as estratégias para enfrentar o problema.

Dentre as propostas estão: a mudança de postura do Governo e desenvolvimento de um modelo colaborativo e integrado de combate ao roubo de cargas; alteração na legislação e postura do Judiciário e do Ministério Público no combate à criminalidade; e criação e desenvolvimento de políticas de segurança pública efetivas e permanentes para combater o roubo de cargas. A carta ainda destaca que a violência não é mais consequência da deterioração das condições sociais, mas a causa de grande parte delas e alerta para o risco eminente de problemas com o abastecimento na Região Metropolitana.

Durante o evento foram apresentadas as ações já implementadas no Rio de Janeiro e em outros estados, os projetos e táticas em desenvolvimento, além do mapeamento da criminalidade. Após o lançamento do Plano Carga Segura os números de roubo de carga diminuíram em todo o estado. Resultado de uma integração entre os governos do estado e federal, além do setor privado, com reforço da Polícia Rodoviária Federal e Polícia Federal e com a participação das Forças Armadas, o Plano está previsto para se estender até o fim de 2018.

Os índices divulgados pela Polícia Rodoviária Federal (PRF) apontam que a partir do início do segundo semestre deste ano, quando o reforço no patrulhamento das rodovias foi intensificado, os roubos passaram de 117 casos, em junho, para 37 roubos, em agosto, até a última sexta-feira (25/8). Nas estradas federais que cortam o Rio de Janeiro caíram mais da metade em algumas rodovias. Na Via Dutra, que liga o Rio de Janeiro a São Paulo, os roubos caíram 52%. Entre 15 de junho e 14 de julho, foram 57 casos. Entre 15 de julho e 17 de agosto, o número registrado foi de 27.

Confira aqui a carta de compromisso na íntegra: Carta Compromisso Sindicarga e Fetranscarga