Potencialidades do mercado de moda sustentável são apresentadas no Rio em Foco

As novas formas de consumo vêm transformando o mundo da moda. A busca por produtos éticos, social e ambientalmente responsáveis, e o aumento do valor agregado que eles trazem, vêm despertando um novo olhar da indústria têxtil para a moda sustentável. O Rio em Foco desta segunda (21/08) fala sobre o perfil desses consumidores e como as marcas vêm se adaptando a esse conceito. O programa vai ao ar às 22h, na TV Alerj, no canal 12 da NET.

“O jovem cada vez mais quer saber a origem do que ele está consumindo, desde a matéria-prima até as relações de trabalho envolvidas ali. A busca pela sustentabilidade vai além da questão socioambiental, ela também é uma ferramenta de venda pelo que ela representa para a sociedade, agregando valor ao produto”, explica Carla Pinheiro, presidente do Conselho Deliberativo Estadual Sebrae-RJ, e uma das entrevistadas do programa.

A adoção de práticas sustentáveis no mercado da moda inclui o uso de matérias-primas menos poluentes, a redução do desperdício, além da produção de peças duráveis, estimulando o consumo consciente. A valorização da mão de obra e o combate à exploração também estão entre os diferenciais da moda sustentável.  Com o setor em expansão, as grandes marcas também estão buscando se adaptar às novas demandas. E a tecnologia pode ser uma aliada, no que os especialistas chamam de indústria 4.0.

“As marcas tradicionais despertaram agora e buscam como se inserir nesse contexto, enquanto as novas já recebem peças antigas e dão descontos em peças novas, por exemplo, porque os jovens já têm essa visão de querer melhorar o mundo. Sendo assim, as novas marcas vão ser as grandes no futuro”, afirma Marco Lobo, coordenador de Design do Senai Cetiqt.

Segundo os especialistas, é essencial pensar em políticas públicas que estimulem a economia local e os empreendedores a aderirem ao conceito.

“No momento em que você se sente parte disso, você se engaja. Em um país como o nosso, a visão social tem que ser plena, não pode ser pontual, mas abrangente. As empresas têm de se sentir seguras para fazer esse trabalho sem terem encargos maiores, por isso a necessidade de políticas públicas que garantam isso”, finaliza Lobo.

O Rio em Foco tem reprises no sábado, (26/08), às 17h e domingo, (27/08), às 20h. A versão completa do programa pode ser assistida também no canal do Fórum no YouTube e na página do Rio em Foco em nosso site.

 

Confira a chamada do programa: Moda Sustentável