SNA lança manual para incentivar produção orgânica

O Centro de Inteligência em Orgânicos (CI Orgânicos), da Sociedade Nacional de Agricultura (SNA), lançou recentemente dois novos manuais com informações e orientações para produtores rurais e técnicos. O objetivo é incentivar a cadeia produtiva  de orgânicos em todo o país, por meio da disseminação do conhecimento. “Existem diversos gargalos na produção  de orgânicos no Brasil. Um deles é a necessidade de divulgar, entre os agricultores, as técnicas desse tipo de cultivo. Expandir o conhecimento para essa cadeia produtiva faz parte da missão do CI Orgânicos, que contribui para o fortalecimento da produção nacional de alimentos orgânicos, de maneira sustentável”, comenta Sylvia Wachsner, coordenadora do Centro de Inteligência em Orgânicos da SNA.

“Como Produzir Morango Orgânico?” e “Como Produzir Milho Orgânico?” se unem a outras duas publicações disponibilizadas gratuitamente, no final do ano passado, sobre cultivo de tomates orgânicos. Para edição e divulgação dos manuais, a SNA contou com o apoio do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Já as orientações técnicas contaram com a colaboração de pesquisadores da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (APTA), que assinam os manuais. Segundo Sylvia, todos os manuais publicados servem de roteiro didático para os técnicos, que ajudam a desenvolver uma produção orgânica de qualidade no campo, e para os produtores, que podem utilizá-los como ferramentas de referência e de informação. “Os manuais contêm informações sobre o solo e as demais condições naturais da área, bem como o preparo de plantio, técnicas de cultivo e controle de pragas. Queremos  oferecer aos técnicos extensionistas e produtores os elementos necessários para que possam melhorar a produtividade das suas culturas”, disse.

Em breve a SNA lançará também outros manuais como de produção de batatas e goiabas orgânicas, atualmente em fase de revisão final.

Os manuais estão disponíveis para download no site do CI Orgânicos (www.cirorganicos.com.br) ou podem ser baixados pelos links:

“Como produzir milho orgânico” em ciorganicos.com.br/inteligencia/manual-de-producao-de-milho-organico/.

“Como produzir morango orgânico?” em ciorganicos.com.br/inteligencia/manual-de-producao-de-morango-organico.

“Como produzir tomate orgânico?” em ciorganicos.com.br/biblioteca/9740.

 “Tomate orgânico: Técnicas de cultivo” em ciorganicos.com.br/biblioteca/tomate-organico-tecnicas-de-cultivo