Fórum debate eficiência energética e etiquetagem em prédios públicos

Conhecer as boas práticas de eficiência energética em prédios públicos no estado é o objetivo da reunião conjunta das câmaras setoriais de energia e de desenvolvimento sustentável do Fórum de Desenvolvimento do Rio. No encontro, que será realizado no dia 2 de agosto, às 10h, na Escola do Legislativo (Alerj), também será debatida a etiquetagem como medida a ser perseguida pelos gestores públicos na redução de gastos.

Na ocasião, a arquiteta Myrthes Santos, consultora em sustentabilidade e eficiência energética da Equalize Consultoria, apresentará o caso do Planetário, prédio público com classificação nível A (mais eficiente), como exemplo de ganhos em gestão proporcionados pela etiquetagem.

A Etiqueta de Eficiência Energética em edificações públicas faz parte do Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE) e foi desenvolvida pela Eletrobrás em parceria com o Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (Inmetro). Sua metodologia foi criada em 2009 com o intuito de incentivar a iluminação e a ventilação naturais nas edificações, reduzindo o consumo de energia elétrica. A etiqueta é concedida em dois momentos: na fase de projeto e após a construção do edifício. Para que os edifícios recebam a classificação, os projetos devem ser analisados e contemplados com etiquetas de A a E, de acordo com o consumo de energia.

 O evento é gratuito e aberto ao público. Para se inscrever basta mandar um email para: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou entrar em contato pelos telefones: 21 2588-1352/ 21 2588-1145.

Serviço:

“Eficiência energética e etiquetagem em prédios públicos”

Dia: 2 de agosto de 2017

Horário: 10h às 12h

Local: Rua da Alfândega, número 8, 7º andar – Centro (Auditório da Escola do Legislativo)