Paraty pode integrar a Rede de Cidades Criativas da UNESCO

Paraty pode se tornar a primeira cidade do estado a fazer parte da Rede de Cidades Criativas da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO). O anúncio foi feito por Marcos André Carvalho, assessor especial de Economia Criativa da Secretaria de Estado de Cultura (SEC), durante a reunião da Câmara Setorial de Cultura, Turismo e Esportes, realizada nesta quinta-feira (29/06) na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj).

Criada em 2004 para promover a cooperação com e entre as cidades que identificaram a criatividade como um fator estratégico para o desenvolvimento urbano sustentável, a Rede de Cidades Criativas conta com apenas cinco cidades brasileiras: Belém (gastronomia), Salvador (música), Santos (cinema), Curitiba (design) e Florianópolis (gastronomia). Se for aceita como cidade-membro, Paraty será o único município brasileiro localizado no interior, todas as outras são capitais. A cidade se inscreveu na categoria gastronomia já que conta com mais de 200 anos de experiência e uma grande diversidade cultural na área, com destaque nas culinárias quilombola, caiçara e indígena.

Cidades Criativas

Durante a reunião, Marcos André Carvalho apresentou o projeto Cidades Criativas da SEC, que vai mapear digitalmente 150 pontos culturais fluminenses nas cidades de Valença, Vassouras e Duque de Caxias. As informações serão disponibilizados através de aplicativo para celular e tablet e em um portal na internet. Com isso os visitantes poderão acessar informações sobre os locais e eventos culturais com mais facilidade, estimulando o turismo e desenvolvimento local.

“Estudamos as melhores experiências mundiais em cidades criativas e as adaptamos ás nossas vocações para criar um programa voltado para o Rio. O projeto ainda está em fase de teste e escolhemos três regiões para darmos início, Centro-Sul, Médio Paraíba e Baixada”, afirmou Marcos André Carvalho.

Segundo o assessor, as cidades de Vassouras e Valença foram escolhidas pelo seu histórico cultural, por terem feito parte da rota do café e pelas manifestações e riquezas culturais. O município de Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, completa a lista das três cidades contempladas.

“Nosso grande desafio é conseguirmos colocar Caxias no eixo do turismo cultural do estado”, explicou Marcos André.

O segundo passo do programa Cidades Criativas será a promoção das oficinas de capacitação em gestão nos locais mapeados contribuindo para o desenvolvimento desses negócios, gerando emprego e renda por meio da cultura.

O lançamento do mapa digital está previsto para outubro de 2017.