Centro Global da Columbia no Rio apresenta projetos e parcerias no estado

O Rio de Janeiro é o único estado do país a contar com um centro de estudos da prestigiada Universidade de Columbia, uma das dez melhores instituições de ensino dos Estados Unidos. Instalada há cinco anos na capital fluminense, o escritório vem desenvolvendo parcerias e projetos com intuito de promover e facilitar a colaboração entre países, incentivando pesquisas, programas acadêmicos e intercâmbios com universidades em todo o país. O Rio em Foco desta segunda (26/06) entrevista o diretor da Columbia Global Center do Rio de Janeiro, Thomas Trebat. O programa vai ao ar, às 22h, na TV Alerj (Canal 12 da Net).

“Num mundo globalizado como o de hoje, não poderíamos nos restringir à ilha de Manhattan, em Nova Iorque. Faz parte das nossas estratégias ter braços nos principais mercados emergentes. O Rio de Janeiro nos atraiu pelo seu renascimento, após várias décadas cedendo sua importância histórica para estados como São Paulo, por exemplo. Decidimos contribuir nessa tentativa do Rio se reinventar”, explica Trebat.

Presente em países como a França, Índia, China, Jordânia, Turquia, Chile, Quênia, além do Brasil, o Columbia Global Center do Rio de Janeiro tem como carros-chefes aqui no país atuar nos setores de engenharia, inovação, artes, cultura e gestão pública.

“Adaptamos um programa de mestrado em gestão pública para atender as necessidades dos servidores brasileiros. As funções do Estado no Brasil cresceram muito e têm um enorme grau de complexidade. Estamos formando a segunda turma esse ano com funcionalismo público de diversas esferas de poder”, disse Trebat. Também já foram desenvolvidas parcerias com universidades na solução de problemas urbanos, como saneamento, e na área de cidades inteligentes.

O programa mais recente da Columbia no Rio foi lançado junto com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan) com o intuito de desenvolver o ambiente de negócios no estado.

“É preciso pensar no que pode ser feito localmente, olhando para as melhores práticas globais e trazer isso para reflexão. Queremos mostrar o papel do setor privado na questão da competitividade. Um diálogo mais eficaz com o poder público pode contribuir para o crescimento da economia, gerando empregos e renda”, conclui Trebat.

O Rio tem reprises no sábado, (01/07), às 17h e domingo, (02/07), às 20h. A versão completa do programa pode ser assistida também no canal do Fórum no YouTube e na página do Rio em Foco em nosso site.

Assista online: Centro Global da Columbia no Rio apresenta projetos e parcerias no estado