Criação de um sistema de informação pode promover a agricultura familiar e movimentar a economia local

Desenhar um questionário para descobrir quais são as principais dificuldades encontradas pelos diretores das escolas públicas estaduais na compra de alimentos da merenda provenientes da agricultura familiar. Esse é o próximo passo definido pela Câmara Setorial de Agronegócios em reunião realizada nesta quarta (19/04), no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RJ). O encontro teve como intuito debater o desenvolvimento de um sistema de informação para compartilhar dados da produção rural do estado com os diretores das escolas, responsáveis pelas compras.

O objetivo da plataforma é fortalecer o pequeno produtor rural, promovendo o desenvolvimento regional, e também ajudar o estado a cumprir a lei federal que determina que pelo menos 30% do valor repassado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) para o Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) devem ser utilizados na compra de produtos do produtor familiar rural.

“O diretor de uma escola hoje tem muitas funções pedagógicas, administrativas e quanto mais facilitarmos o acesso às informações poderemos fomentar ainda mais essas compras, que é o que buscamos. É importante que ele saiba onde encontrar um produtor na sua região, garantindo preço, a entrega e a qualidade da merenda”, afirmou Marcus Pires, superintendente de gestão das Regionais Administrativas da Secretaria de Estado de Educação.

Durante a reunião, a Emater apresentou o Acompanhamento Sistemático da Produção Agrícola do estado (ASPA) que inclui um levantamento mensal por município com o número de produtores, produção, área colhida e preço, servindo como banco de dados inicial para a criação do sistema de informação. Por enquanto, a ASPA só pode ser acessada internamente e precisa ter a sua interface aperfeiçoada.

“A existência de uma plataforma vai contribuir para a tomada de decisões dos gestores públicos e para que essas informações não se percam, possibilitando a continuidade das ações. Os governos mudam, as pessoas saem dos órgãos, mas se tivermos o caminho das pedras podemos avançar ainda mais, como fornecer alimentos da agricultura familiar também para as Forças Armadas, restaurantes de universidades, hospitais públicos e penitenciárias”, acredita Ricardo Mansur, diretor técnico da Emater-Rio.

A próxima reunião da Câmara Setorial de Agronegócios, do Fórum de Desenvolvimento do Rio está marcada para o dia 17 de maio. “Vamos sentar com a Seeduc para preparar um questionário que levante quais são os gargalos enfrentados pela direção das escolas no cumprimento da lei federal. Isso possibilitará saber quais informações devem constar nesse banco de dados a ser criado, promovendo o encontro entre a demanda e a oferta. Buscamos despersonificar e tornar o processo mais transparente para que a informação disponivel possa levar à melhor tomada de decisão pelos gestores”, explicou Geiza Rocha, subdiretora-geral do Fórum.

Acesse aqui a apresentação: ASPA - Acompanhamento Sistemático da Produção Agrícola - RJ