Gastronomia saudável se consolida como tendência de políticas e negócios

A alimentação tem um papel fundamental na melhoria da qualidade de vida. E a preocupação maior com o que ingerimos vem se consolidando como tendência que pode ser percebida na maior oferta de restaurantes com opções de saladas e pratos mais equilibrados no cardápio. Nesse embalo, o conceito da gastronomia saudável vem ganhando espaço com a premissa de desenvolver a reeducação nutricional e equilibrar benefícios sociais, econômicos e ambientais. O programa Rio em Foco dessa segunda (06/03) debate esse novo olhar sobre o alimento com Maria Beatriz Martins Costa, diretora do Planeta Orgânico-Green Rio, e Mônica Guerra Rocha, fundadora do projeto Comida do Amanhã.

“O consumidor está cada vez mais consciente e atento à origem dos produtos. É ele quem faz a pressão e as grandes marcas já estão de olho isso e se reinventando. A hora em que você consegue conquistar o consumidor, podemos ficar otimistas”, afirmou Maria Beatriz que ainda frisou o papel fundamental da escola como agente transformador. “A lei que determina que o percentual aplicado na merenda escolar seja de no mínimo 30% de produtos vindos da agricultura familiar é exemplar e não existe igual no mundo. É isso que pode mudar o jogo”, explicou.

Mónica Guerra faz coro ao discurso. “Faz todo sentido apostar nessa agenda do PNAE. Precisamos de incentivos e de olhar a comida como ferramenta de transformação humana”, disse. Para ela, a escassez que existe não é de produtos saudáveis, mas de informação. “Precisamos trabalhar o conhecimento coletivo. A indústria alimentar está se reinventando com congelados saudáveis, por exemplo. Existe uma nova área de negócios surgindo”.

O Rio em Foco é exibido pela TV Alerj, Canal 12 NET, com reprises no sábado, (11/03), às 17h e domingo,(12/03), às 20h.

Assista ao programa: Gastronomia Saudável.