BIM: Ferramenta tecnológica inova o setor da Construção Civil

Há pouco mais de dez anos chegou no Brasil um sistema inovador, que possibilita a redução de custos e entrega de projetos, além da identificação prévia de erros nas obras. Tudo isso por meio de uma tecnologia chamada BIM (Building Information Modeling), que permite a visualização de um modelo virtual, antes mesmo que o edifício seja construído. Para que o desenvolvimento dessa tecnologia aconteça é necessária a capacitação e qualificação dos profissionais da área. No estado do Rio, o Sistema Firjan inaugurou o primeiro laboratório moderno BIM, no Serviço de Aprendizagem SENAI, que oferece cursos que vão desde o básico ao avançado para atender às demandas do mercado. Sabe-se que o BIM vai substituir o Autocad - sistema usado no mercado há mais de 30 anos - e apesar de serem necessários investimentos, ele possibilita a integração de informações e detalhes em um só programa.

No Rio em Foco dessa segunda (24/10), que vai ao ar às 22h, na TV ALERJ (canal 12 da NET), o presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil do Estado do Rio (Sinduscon-RJ), Roberto Kauffmann, e o arquiteto e urbanista Ricardo Cardial falam sobre a necessidade de capacitação dos profissionais, e o papel do governo no estimulo à disseminação desta tecnologia a partir da obrigatoriedade na utilização para obras públicas.

 "O Tribunal de Contas da União (TCU) e alguns órgãos de controladoria entendem que a fiscalização de um trabalho em BIM é mais eficiente. Não se corre o risco de estimativas erradas", informou Cardial.

Para levar o projeto à frente, o Sinduscon-RJ já tem acionado a prefeitura para implementação do BIM. "No estado, dada a situação orçamentária, temos de avaliar como isso será feito em parceria com o setor privado" afirmou Roberto Kauffmann.

 

O programa Rio em Foco foi ao ar nesta segunda (24/10), às 22h, na TV Alerj (Canal 12 da Net), com reprises no sábado (29/10), às 17h, e domingo (30/10) às 20h. 

Assista em nosso canal no Youtube: Rio em Foco - BIM: Ferramenta tecnológica inova o setor da Construção Civil