Reinventar o esporte como negócio é o desafio brasileiro pós-Olimpíadas

“As pessoas precisam entender o esporte como um segmento econômico, em que o empreendedorismo é fundamental”, afirma o especialista em marketing esportivo Lucio Macedo. No programa Rio em Foco, que vai ao ar nesta segunda-feira, dia 15 de agosto, debate a necessidade de aprofundar conhecimentos dos gestores, do planejamento e como as cidades e as marcas podem se beneficiar disso. O programa retorna após um breve recesso, de duas semanas, abrindo uma agenda temática que tem como foco apresentar as várias facetas do esporte na construção do legado e como uma ferramenta de desenvolvimento regional.

“Vamos precisar nos reinventar após as Olimpíadas quando o investimento estatal no esporte tende a cair. Temos de encontrar um modelo brasileiro, unindo setor público e sociedade, chamando todos para pensar a governança do esporte. Precisamos de gestores que saibam que para uma empresa investir em esporte, é preciso resultado”, explica Marcos Malafaia, sócio-diretor da Hoop Sports, empresa de marketing esportivo, que participou do programa.

Segundo Lúcio, é fundamental que as cidades se sintam parte disso. “Esporte e turismo precisam andar juntos. Os municípios precisam melhorar suas gestões esportivas e descobrir suas vocações”.

O programa Rio em Foco vai ao ar toda segunda, às 22h, na TV Alerj (Canal 12 da Net) com reprises no sábado (20/07), às 17h, e domingo (21/07) às 20h. Na terça-feira ele pode ser acessado pelo site www.querodiscutiromeuestado.rj.gov.br