Jovens sugerem incluir drogas na pauta para reduzir danos

Dialogar sobre drogas é um tabu? Não para os rapazes e moças que estão construindo a Plataforma Juventude Segura, e que elegeram como prioridade a elaboração de políticas púbicas que incluam o conhecimento sobre os efeitos positivos e negativos do uso delas, a elaboração de campanhas sobre o consumo de álcool, um trabalho de prevenção e a desconstrução preconceituosa em relação ao perfil do usuário e dependente. As sugestões foram formuladas e apresentadas no quarto encontro da plataforma, realizado nesta quarta-feira (10/08), na Biblioteca Parque. Na ocasião, os jovens realizaram apresentações referentes ao uso e abuso de substâncias psicoativas, a partir de experiências pessoais e cotidianas.

 

De acordo com o Relatório Nacional de Álcool e Drogas, elaborado pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), o Brasil é o segundo maior consumidor de cocaína do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos. A Organização das Nações Unidas aponta que ocorrem quase 200 mil mortes por ano no mundo devido ao consumo de narcóticos.

“Quando falamos dessa questão, vemos que há uma diversidade de campos envolvidos para obtermos uma política eficaz. Não é apenas uma discussão de segurança pública ou de saúde”, explicou o policial civil e coordenador do programa Papo de Responsa, Beto Chaves, na rodada de apresentação do tema Política de Drogas.  

 Para pesquisadora do Instituto Igarapé, Ana Paula Pelegrino, a carência de informações científicas à população a respeito dos diferentes tipos de drogas ainda é um desafio. “Esse desconhecimento pode levar a danos. Precisamos conhecer as substâncias e falar sobre elas. Precisamos falar também das pessoas que são usuárias e dependentes”.

 A oportunidade de compartilhar o debate estimulou Giselly Vinagre de 17 anos a estar mais atuante. “Essa conversa nos ajuda a refletir novas possibilidades para auxiliar a juventude e a querer concretizar as nossas ideias”.

 A Plataforma é uma iniciativa da secretaria de estado de Segurança Pública em conjunto com as secretarias de esporte, lazer e juventude, e de cultura, ONGs e o Unicef. O objetivo é colaborar para a construção e consolidação dos direitos de crianças e adolescentes, através da mobilização e articulação de diferentes segmentos governamentais e da sociedade. O próximo evento está agendado para o dia 17/08, na Biblioteca Parque, no Centro, às 14h.