Plano Estratégico para a Região Metropolitana será debatido com o Legislativo

Debater os desafios e soluções para a Região Metropolitana do Rio de Janeiro visando a construção de um plano estratégico de desenvolvimento urbano integrado é o objetivo da série de eventos Modelar a Metrópole. O plano diretor da Região Metropolitana será discutido sob a ótica do legislativo na próxima quarta-feira (29/06), às 9h30, no Plenário da Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj). No encontro organizado pelo Fórum de Desenvolvimento do Rio, presidido pela Alerj, Vicente Loureiro, diretor executivo da Câmara Metropolitana, e Alexandre Weber, do Consórcio Quanta-Lerner abordarão as etapas da construção do plano, e falarão sobre os próximos passos desse desafio. "A ALERJ está debatendo o projeto de lei que cria a governança metropolitana e nada mais oportuno do que conhecer melhor como o Plano está se desdobrando e avançando", explica o presidente da Alerj e do Fórum, deputado Jorge Picciani (PMDB).

Durante a palestra os deputados conhecerão como o plano está sendo desenvolvido, de que forma se dá a participação da sociedade, os prazos e a importância da instituição da governança compartilhada (PLC 10/2015) para dar sustentação ao plano.

O crescimento desordenado dos 21 municípios que compõem a região metropolitana fluminense e falta de políticas públicas integradas nortearam a necessidade de elaboração de um modelo de desenvolvimento que tenha como principio traçar planos conjuntos para o desenvolvimento econômico, revitalização ambiental e políticas habitacionais nos próximos 25 anos (até 2040), com investimentos e acompanhamento do Banco Mundial.

Nesta série de encontros Modelar a Metrópole, a Câmara Metropolitana reune representantes do poder público, empresariado, concessionárias, academia e sociedade civil durante a etapa de diagnóstico e visão de futuro do Plano. Até o momento foram realizadas três oficinas, num total de 800 participantes.

Alem dos deputados estão sendo convidados a participar do evento os vereadores de todas as câmaras municipais da Região Metropolitana. Para inscrever-se basta enviar um Email para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., informando nome completo e cargo.

Serviço:

"Construção do Diagnóstico e a Visão de Futuro da Metrópole que Queremos"

Oficina direcionada ao Poder Legislativo

Data: 29/06/16

Horário: 9h30 às 13h

Local: Plenário Barbosa Lima Sobrinho - Palácio Tiradentes Rua 1º de Março, s/nº - Praça XV - Centro - Rio de Janeiro

Programação:

9h30 – Credenciamento

10h – Abertura

10h30 - Apresentação Vicente Loureiro – Diretor executivo da Câmara Metropolitana

11h – Apresentação Alexandre Weber - Coordenador do Consórcio Quanta-Lerner

11h30 – Rodada de Perguntas e de fala dos inscritos sobre a visão de futuro da metrópole.