Plataforma de dados socioeconômicos é apresentada na Alerj

Uma ferramenta de informações e análises criada para contribuir para a implementação de políticas públicas, investimentos, além de colaborar com estudos acadêmicos. Essa é uma pequena definição do DataViva, conhecido como o Big Data brasileiro. Desenvolvida pelo Governo de Minas em parceria com o Massachusetts Institute of Technology (MIT), é uma plataforma aberta de pesquisa, que permite acessar mais de um bilhão de visualizações com dados socioeconômicos dos municípios do país e também compará-los. Com o objetivo de orientar o desenvolvimento do estado gerando insumos para o planejamento e a tomada de decisão, o DataViva foi apresentado nesta terça (31/05,) na Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) para deputados, assessores e também representantes de outros órgãos públicos. O workshop foi uma realização do Fórum de Desenvolvimento do Rio, em parceria com a Escola do Legislativo (Elerj). “Na busca de alternativas para superar a crise, o Rio vem debatendo vocações regionais e formas de estimulá-las. A apresentação dessa ferramenta tem como finalidade permitir que as reflexões possam partir de dados concretos, e plataformas que já estão disponíveis, mas que precisam ser conhecidos”, explica Geiza Rocha, subdiretora-geral do Fórum.

 

Durante o encontro, os professores Elton Eduardo Freitas e Thiago Bernardo Borges, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) apresentaram alguns conceitos que fundamentam o uso da plataforma, como o Product Space, uma metodologia que mostra explicitamente quais produtos requerem habilidades similares àquelas de que a localidade dispõe, ajudando a desenhar uma política pública industrial e tecnológica. “Essa metodologia permite resultados mais consistentes na análise da estrutura produtiva de uma determinada região. Propõe uma nova forma de pensar a construção do futuro, a partir da transformação de dados em conhecimento e ação, orientando o desenvolvimento do estado”, explicou Thiago, coordenador do projeto.

“O workshop proporcionou um entendimento da teoria por trás dos dados para que possamos nos aprofundar no conhecimento e na busca por respostas. Temos uma série de análises na área da receita que agora podemos comparar com o que foi disponibilizado”, afirmou Rogério Alves, diretor de Capacitação da Escola Fazendária, da Secretaria de Estado da Fazenda.

O DataViva reúne dados nacionais dos últimos dez anos referentes à economia, educação, indústria, mercado profissional, entre outras categorias, visualizadas por localidade. As fontes usadas foram: Emprego e Renda (RAIS), Comércio Exterior Brasileiro (SECEX/MDCI), Educação Básica e Ensino Técnico (Censo Escolar), Ensino Superior (Censo da Educação Superior) e Comércio Internacional (UN Comtrade). Sendo assim, ele permite ao usuário explorar e consultar questões como: Quem são os principais parceiros comerciais para as importações e exportações de estado ou município? Quais as ocupações que mais empregam em determinado município ou no país? Qual o tipo de mão de obra mais abundante na minha região? Que tipo de indústria é mais adequado às capacidades de determinado município? Ele pode ser acessado pelo site www.dataviva.info

Acesse o link das apresentações:

https://pt.scribd.com/doc/314400638/Apresentacao-DataViva

https://pt.scribd.com/doc/314400172/Apresentacao-Product-Space-Prezi