E-metrópole ajuda municípios da região metropolitana a planejar futuro 

A Região Metropolitana do estado do Rio de Janeiro será a primeira do País a contar com mapas para identificar com precisão o crescimento das cidades e a sua expansão. É o que prevê o programa E-metrópole, desenvolvido pela Câmara Metropolitana de Integração Governamental, do governo do estado. “Nenhuma Região Metropolitana do Brasil terá um material cartográfico com pontos que podem ser medidos e identificados com precisão como a do estado do Rio de Janeiro. É um retrato da realidade. Isso vai fazer com que os planos estratégicos sejam desenvolvidos com muito mais precisão, o que é fundamental para a melhoria da gestão municipal como um todo. Com isso é possível saber onde a cidade está crescendo, onde estão as demandas por políticas públicas, sobretudo nas áreas de mobilidade urbana, infraestrutura e saneamento básico”, explica Vicente Loureiro, diretor executivo da Câmara Metropolitana. Ele é um dos entrevistados do programa Rio em Foco que vai ao ar nesta segunda-feira (02/05), às 22h, na TV Alerj. 

No programa são abordados os impactos que a integração das informações e dados cadastrais entre as prefeituras da Região metropolitana do Rio e os órgãos estaduais podem gerar nas finanças e no planejamento das cidades. Calcula-se que os primeiros resultados já comecem a aparecer em 2018. Segundo José Eduardo Castello Branco, subsecretário de estado de Planejamento Estratégico e Modernização Fazendária, o e-metrópole irá beneficiar os municípios mais carentes, que não têm ferramentas para extrair essas informações, organizando dados dessas prefeituras sobre os problemas com os tributos, além de possibilitar um pacote com mais impacto, com ações de políticas públicas que garantam a cidadania. 

“O objetivo é fazer com que os municípios dependam cada vez menos das fontes federais e mais de seus recursos próprios. Além disso, o programa é socialmente interessante porque vai ajudar as cidades que mais precisam”, concluiu José Eduardo.

Assista ao programa - link