Cadastro Ambiental Rural será debatido no Fórum

Faltando poucos dias para o fim do prazo para realização do Cadastro Ambiental Rural (CAR), previsto para dia 5 de maio, já foram cadastrados, 2,65 milhões de imóveis rurais em todo país. Os últimos números divulgados pelo Serviço Florestal Brasileiro sobre o andamento do programa, de março de 2016, apontam o estado do Rio de Janeiro com mais de 100% de área cadastrada, totalizando 23.157 imóveis. Isso ocorre porque o número de área cadastrada (2.483.371 hectares) está acima da estimada (2.059.459), com base no Censo Agropecuário do IBGE de 2006. Visando a esclarecer as dúvidas sobre o CAR, o diretor de Fomento e Inclusão Florestal do Serviço Florestal Brasileiro Carlos Eduardo Portella Sturm participará da reunião da Câmara Setorial de Agronegócios, na próxima quarta (27/04), às 9h30, no auditório do Conselho Regional de Contabilidade (CRC-RJ), no Centro do Rio.

Para conselheiro da Federação da Agricultura, Pecuária e Pesca do Estado do Rio de Janeiro (Faerj), Leopoldo Erthal, o prazo para finalizar o cadastramento em todo o país foi utópico e já existe uma solicitação para que ele seja prorrogado. “Dois anos apenas levando-se em conta o tamanho do Brasil não é possível. Precisamos lembrar das dificuldades em se ter uma conexão de internet no interior e nas áreas agrícolas, fora o processo de preenchimento que não é dos mais fáceis”, afirmou Leopoldo.

O Cadastro Ambiental Rural é um registro público obrigatório dos imóveis rurais e é considerada uma das ferramentas fundamentais para a implantação do Código Florestal e a promoção de iniciativas de preservação ambiental. Por meio desse instrumento os proprietários terão segurança jurídica necessária para desenvolver suas atividades econômicas dentro da área cadastrada. O agricultor que não fizer o cadastro ficará impedido de passar a propriedade adiante e também não terá acesso ao crédito agrícola a partir de 2017. “Neste encontro vamos esclarecer dúvidas e conhecer os dados do Rio de Janeiro. Estamos convidando também as secretarias estaduais de Agricultura, Pecuária e Pesca e a de Ambiente, que estiveram envolvidas no processo”, explica a subdiretora-geral do Fórum, Geiza Rocha.

Serviço:

Reunião da Câmara Setorial de Agronegócios

Data: 27/04/16

Horário: 9h30 às 11h30

Endereço: Conselho Regional de Contabilidade - Rua Primeiro de Março, 33, 18º andar - Centro, Rio de Janeiro.