Articula Maré integra entidades e iniciativas para a preparação de jovens profissionais

Com inscrições até o dia 6 de março, o programa Portal do Futuro tem cem vagas abertas na unidade próxima ao Complexo da Maré destinadas a jovens de 16 a 21 anos matriculados no Ensino Médio. “No Estado são 740 vagas. Nosso foco é na parte comportamental. Trabalhar questões de postura profissional, responsabilidade, assiduidade, comprometimento com a empresa”, disse Carla Souza, do Senac-Rio. O programa é composto por oficinas com aprendizagem prática e as inscrições realizadas pelo site rj.senac.br/portaldofuturo2016. 

 Os dados foram apresentados aos representantes de associações de moradores da Maré, de projetos sociais e órgãos do governo, nesta sexta-feira (19/02) no Fórum Articula Maré, que se reúne mensalmente desde a saída da Força de Pacificação do Complexo da Maré no ano passado.

Também foram apresentados os resultados da Feira de Empregabilidade, realizada em janeiro, no Museu da Maré, pelo Sindicato de Hotéis, Bares e Restaurantes (Sindrio). De acordo com Diana Santos, representante da instituição, 42 pessoas tiveram seus currículos encaminhados, 20 foram contatadas, sete não apareceram e das três vagas preenchidas, somente duas continuaram. “Precisamos avaliar esse resultado e buscar entender porque nossos jovens estão tão desestimulados a ponto de ter uma oportunidade e não aparecer”, ressaltou Pedro Veiga, representante do Instituto Pereira Passos (IPP). “Essa realidade é muito comum a vários projetos e o que fazemos é trabalhar as aspirações dos jovens que chegam até nós. Estar tão perto do Senac e do Sindrio nessa reunião abre muitas janelas para mudarmos essa realidade”, concluiu Dorcas Martins, do projeto Caminho Melhor Jovem (CMJ), desenvolvido pela Secretaria Estadual de Esportes e Juventude.

Na próxima reunião, marcada para o dia 2 de março, será debatido o formato e a dinâmica do evento que será realizado em abril para apresentar o que é e quais são as etapas da regularização fundiária, realizada pelo Instituto de Terras e Cartografia do Estado do Rio de Janeiro (Iterj). Participaram da reunião representantes da Faetec, Rio+Social/IPP, Sebrae, Sindrio, CMS, ISBET, Secretaria Estadual de Segurança Pública (Seseg), INEA, Iterj, Cedae, COOPE/UFRJ, Conselho Comunitário de Segurança AISP22, ONG Luta pela Paz, Rádio Maré e Associações de Moradores da Baixa do Sapateiro e da Vila do João.

Carla Souza do Senac - RJ e Ubirajara Baptista Cabral da Faetec falam sobre as oportunidades para jovens na região da Maré:

https://youtu.be/x_JvjGsiJXs

https://youtu.be/3Ik-AjQ9jk8