Câmara setorial de Gestão e Políticas Públicas discute status dos negócios sociais no Estado

Os negócios sociais vêm ganhando destaque no cenário brasileiro. Porém o setor ainda carece de maior definição sobre a sua área de atuação para atrair agentes financeiros, captar recursos, e de regulamentação a partir de uma legislação específica, como já acontece em outros países. Para colocar o assunto em pauta, a câmara setorial de Gestão e Políticas Públicas do Fórum de Desenvolvimento do Rio, vai realizar uma série de encontros com empreendedores, representantes de instituições apoiadoras, consultores e pesquisadores para mapear os negócios sociais no estado e conhecer quem são seus atores e o quais iniciativas já estão sendo implantadas. “A ideia é trazer dados que ajudem a pautar o diálogo sobre o que é necessário para fortalecer o ecossistema dos negócios sociais e para isso precisamos saber primeiro quem são, onde e como estão as iniciativas de empreendedorismo social no estado”, explica Marina de Oliveira, que fará uma apresentação sobre o atual status dos negócios sociais no Rio durante a reunião que acontece nessa sexta (29/01), às 14h, na sala 311 do Palácio Tiradentes.

“Os negócios de impacto social são fundamentais na medida em que geram riquezas ao mesmo tempo em que transformam a realidade. Para que consigamos fortalecer esse setor no Rio é importante que tenhamos iniciativas como essa da Alerj, que visa articular o ecossitema de apoio, como o setor público, as instituições de ensino, incubadoras, aceleradoras e empreendedores", afirmou Carla Panisset, coordenadora de Desenvolvimento do Empreendedorismo  em Comunidades Pacificadas do Sebrae-RJ. Para Ruth Mello, do Instituto Gênesis (PUC-Rio), a criação de novas leis para o desenvolvimento do setor é de suma importância. “Aqui no Brasil a legislação não permite que uma empresa tenha voluntários, por exemplo”, ressalta.

O encontro é aberto ao público, mas é necessário se inscrever pelo email: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo.

Serviço:

Câmara Setorial de Gestão e Políticas Públicas do Fórum debate Negócios Sociais