Reciclagem, legado e desenvolvimento local foram foco de atenção do Fórum em 2015

O papel do Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro vem se consolidando ao longo desses doze anos como um espaço de diálogo, ação e geração de soluções. Com objetivo de buscar a interação do setor empresarial, da universidade e da sociedade civil organizada com o Legislativo, o Fórum promoveu em 2015 onze eventos no Palácio Tiradentes, que atraíram 1.081 cidadãos interessados em debater a mobilidade urbana, incentivos fiscais e saídas para a crise do setor automotivo fluminense, dentre outros. A parceria entre as Comissões Parlamentares de Orçamento e de Tributação com o Fórum para a apresentação das perspectivas da economia fluminense para 2016, realizada por representantes dos segmentos da indústria, agricultura, comércio, turismo e trabalho foi um dos destaques. O encontro antecedeu a abertura do calendário de discussão do Orçamento pelo Poder Legislativo e contou com a participação de parlamentares e de suas assessorias.

Outro tema importante foi a sustentabilidade. Esse ano foi realizado o Seminário Internacional O Conceito Lixo Zero na prática, que reuniu especialistas internacionais na Alerj para apresentar à população como se recicla e reutiliza o lixo. Outra ação importante foi a adesão da Casa à Agenda Ambiental da Administração Pública (A3P), programa do Ministério do Meio Ambiente que promove a responsabilidade socioambiental e insere critérios de sustentabilidade nos órgãos públicos. Entre as medidas já adotadas pela Alerj está a instalação da Ecofont em todos os seus computadores e o estímulo à adoção pelos departamentos dessa fonte como preferencial nos documentos emitidos, a adesão de vários departamentos ao projeto de redução do uso de copos plásticos e a impressão frente e verso como padrão. A experiência de implantação da A3P na Casa ganhou repercussão na imprensa e foi tema apresentado no Congresso Hemorio de Sustentabilidade. "Esse ano o nosso maior desafio foi mobilizar internamente a Casa para praticar a sustentabilidade, e mostrar que pequenas ações podem fazer uma enorme diferença", ressalta a subdiretora-geral do Fórum, Geiza Rocha.

Dez eventos externos realizados por parceiros como o Sebrae-RJ, a Secretaria estadual de Esporte, Lazer e Juventude, e as ações sociais promovidas pela Força de Pacificação no Complexo da Maré contaram com o apoio do Fórum na divulgação e mobilização dos convidados para debater a importância da qualificação dos gestores municipais de esportes e as oportunidades que as Olimpíadas trazem para as cidades fluminenses (Lidera Rio no Esporte) e os debates realizados pela Câmara Metropolitana (Rio Metropolitano), além do Emtech Brasil, evento internacional de inovação realizado em parceria com o MIT.

Além dos eventos abertos ao público, foram realizadas 17 reuniões de Câmaras Setoriais que abordaram temas como a Segurança Hídrica, que culminou na apresentação de propostas para mudar o cenário de incertezas para os próximos anos em relação ao abastecimento, como a criação de novas fontes de abastecimento para a Região Metropolitana do Rio, hoje dependente da bacia do Rio Paraíba do Sul.

Os potenciais de indicação geográfica no estado do Rio, identificados pelo Ministério da Agricultura numa parceria com o INPI, e seu impacto no desenvolvimento local foi outro assunto debatido. Normatizada pelo Inmetro, a Indicação Geográfica, também conhecida como IG, constitui um instituto jurídico, previsto na Lei da Propriedade Industrial, de 1996, que visa a reconhecer e proteger o nome geográfico de país, região ou localidade, que identifique algum produto ou serviço típico. No estado do Rio de Janeiro já há diversas iniciativas que buscam imprimir características regionais e locais aos produtos ali produzidos. O exemplo mais conhecido é a cachaça de Paraty que recebeu o selo em 2007. Outros produtos com potencial para indicação geográfica também foram identificados pelo Ministério como o azeite de contrafortes da Mantiqueira, a laranja de Tanguá e o caqui e a banana do maciço da Pedra Branca.

A importância das empresas juniores para o desenvolvimento do estado e a profissionalização dos jovens e as ações para fomentar o desenvolvimento da biotecnologia no estado também estiveram em pauta nas reuniões de câmaras. Nesses encontros, os representantes das 38 instituições que compõem o Fórum puderam participar apresentando suas visões, compartilhando estudos, e construindo propostas para o Parlamento. Em muitos casos, antecipando temas que depois repercutiram na imprensa, como no caso do debate sobre as ocupações irregulares no entorno do Arco Metropolitano, via que liga Itaguaí a Itaboraí.

Rio em Foco

Outra frente que o Fórum mantém ativa é o programa Rio em Foco, veiculado às segundas-feiras, às 22h, quinzenalmente na TV Alerj. Esse ano foram produzidos 22 programas inéditos que abordaram os impactos da crise financeira no mercado de trabalho, o projeto de franquias nas comunidades, a educação olímpica como legado dos Jogos de 2016, a gastronomia como política pública, o projeto de Educação integrada levada à frente pelo Governo estadual, o potencial do mercado de Games no estado do Rio, as vantagens econômicas do saneamento básico, a produção de energia a partir do lixo abordando o caso da Usina de Dois Arcos, que é pioneira no país na produção de biogás, dentre outros.

Confira a listagem completa dos eventos de 2015:

Eventos internos

Articula Maré - 21/05

O Futuro dos Megaeventos esportivos - 28/05

Saídas para a crise do setor automotivo - 8/09

Incentivos Fiscais para os municípios - 16/09

O dia seguinte - 13/10

Perspectivas para a economia em 2016 - 14/10

Cachaças do Rio - 16/10

Abertura da semana Lixo zero - 21/10

"Seminário Internacional o conceito Lixo Zero na prática" - 29/ 10

O papel do BRT na mobilidade urbana - 17/11

Apresentação do Plano Diretor de Transporte Urbano e do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável - 9/12

Eventos em Parceria

2ª edição do Lidera Rio nos Esportes - 23/06 ; 30/06 ; 23/07 ; 25/07

Emtech Brasil - 18/11 e 19/11

Articula Maré - 4 ações sociais, 7461 atendimentos

Rio Metropolitano - 05/05 ; 20/05 ; 28/05 ; 09/07