Sebrae-RJ lança plataforma de financiamento coletivo para Negócios Sociais

O Sebrae-RJ em pareceria com o site de financiamento coletivo Benfeitoria lançou, no última dia 8, um canal de fomento a Negócios de Impacto Social no mercado do Rio de Janeiro. Quinze negócios de impacto poderão mobilizar recursos online (crowdfunding), de forma a viabilizar sua proposta, aprofundar a relação com o público e criar rede. A parceria entre o Sebrae/RJ e a Benfeitoria propiciará um ambiente inovador, colaborativo e “ganha-ganha”, além de incluir um pacote customizado de consultoria, diagnóstico e orientação empreendedora.

Poderá participar qualquer pessoa, coletivo ou instituição (com ou sem fins lucrativos) que tenha um modelo de negócio com impacto social no Estado do Rio de Janeiro. Os projetos deverão ser enviados até o dia 1º de abril de 2016, por meio do formulário disponível em www.benfeitoria.com/sebraerj . Todos passarão por uma curadoria do Sebrae/RJ e da Benfeitoria, a partir dos critérios de seleção descritos no regulamento, que também está online.

O crowdfunding é uma importante tendência mundial para captação de recursos, tendo como uma de suas vantagens o teste de novos produtos e serviços. Configura-se como importante ferramenta de inovação empreendedora pelo seu poder de engajamento colaborativo e financeiro. No último ano, cerca de 80% dos projetos que passaram pela Benfeitoria atingiram suas metas: “Ter seu produto ou serviço financiado através do crowdfunding revela que ele tem real interesse coletivo e esse já é o pontapé para um negócio de sucesso. A participação da rede nesse processo é a validação de que a proposta é relevante e gera impacto verdadeiro”, comenta Mariana Villaça, coordenadora de projetos da Benfeitoria.

O que são negócios de impacto social?

São empreendimentos que concentram seu negócio principal na solução, ou minimização, de um problema social ou ambiental de uma coletividade. Esse objetivo faz parte do seu plano de negócios e é o que vai trazer lucro para a empresa. Portanto, viabilidade econômica, preocupação social e/ou ambiental possuem a mesma importância e fazem parte do mesmo plano de negócios. Além disso, esses empreendimentos buscam incentivar o consumo responsável e sustentável, sem endividamentos excessivos.

Este ano, os grandes vencedores da Maratona Negócios de Impacto Social do Rio de Janeiro foram os projetos: Pranah (ensino adaptativo e desenvolvimento de competências socioemocionais para jovens) e Força na Peruca (produção e fornecimento de perucas para pacientes oncológicos).

Em 2014, os projetos vencedores foram o Clubinho Salva Vidas e a Gama TV. O primeiro é um portal gratuito de games com a finalidade de divertir e educar crianças a partir dos 6 anos de idade sobre segurança em diversos aspectos do cotidiano. O outro surgiu com o objetivo de democratizar o acesso à informação e funciona por meio da plataforma online, totalmente adaptada para deficientes visuais e auditivos. Em 2013, a vencedora foi a Insolar, que promove e democratização do acesso à energia solar no Brasil, com foco em comunidades.

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