Articula Maré faz balanço de sua atuação no Complexo

O projeto de articulação entre a sociedade civil, autoridades e organizações não-governamentais que atuam no Complexo da Maré, na Zona Norte do Rio, com o objetivo de traçar ações conjuntas para a transformação do projeto das UPPs em Unidades de Políticas Públicas, completa seis meses com uma agenda de diálogo permanente entre as associações de moradores das 16 comunidades da Maré e as secretarias que integram e participam da CEMAPP (Comissão Executiva de Monitoramento e Avaliação da Política de Pacificação), com o apoio do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro. Nesta quarta (02/12), o grupo volta a se reunir, às 10h, no Museu da Maré, para fazer um balanço das ações realizadas até o momento, que resultaram numa feira de divulgação do programa de microfranquias da AgeRio, a continuidade do projeto da Justiça Itinerante, bem como a apresentação de uma série de projetos que já ocorrem nessas comunidades.

“Após a saída da Força de Pacificação do Complexo da Maré, este Fórum contribuiu no estabelecimento de um diálogo constante dessas lideranças com o Governo do Estado. A ideia é que possamos atrair cada vez mais parceiros que atuam localmente e ampliar a divulgação dos projetos governamentais que já estão acontecendo nessas comunidades”, explica Geiza Rocha, subdiretora-geral do Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro.

O fórum Articula Maré surgiu de uma preocupação com a saída por completo da Força de Pacificação do Complexo da Maré, ocorrida em junho de 2015, visando articular melhor as ações do município e estado com base no diálogo com as lideranças locais. Nesses encontros mensais, sempre na sede do CPOR/RJ (Centro de Preparação de Oficiais da Reserva), foram discutidas a regularização fundiária, projetos para a juventude, fomento ao crédito produtivo, atuação da Justiça Itinerante, bem como as agendas de instituições que atuam nessas comunidades como o SEBRAE e SINDRIO.

Serviço

Articula Maré

Local: Museu da Maré - Av. Guilherme Maxwel, 26 - Maré

Horário: 10h