Projeto de expansão do BRT para região metropolitana será apresentado à ALERJ

Projeto da secretaria de transportes para expansão do sistema para toda a Região Metropolitana e garantia de inclusão desses investimentos no plano de orçamento estadual serão debatidos na Alerj, em evento que acontece na próxima terça-feira, (17/11), às 10h.

Na capital fluminense o BRT, sigla em inglês que significa Transporte Rápido por Ônibus já é uma realidade que impacta atualmente cerca de 234 mil passageiros por dia no Transcarioca e 216 mil no Transoeste. Quando a rede estiver completa, após a inauguração do Transolímpica, em 2016, e Transbrasil, em 2017, o sistema de transporte de alta capacidade deverá transportar 1,4 milhão de pessoas por dia.

 Visando a ampliar o sistema de BRT para outros municípios do Rio, a Secretaria Estadual de Transportes pretende construir quatro corredores (na Via Light, na Rodovia Presidente Dutra, na Rodovia Washington Luís e na futura Transbaixada) e dois no Leste Fluminense (no trajeto que antes seria da Linha 3 do metrô e na RJ-104, a Niterói-Manilha). Mas para garantir esses investimentos, o projeto precisa estar no Plano Plurianual, que será votado pela ALERJ, e que define as diretrizes e projetos que serão desenvolvidos pelo estado nos próximos quatro anos.

 Mas para garantir esses investimentos, o projeto precisa estar no Plano Plurianual, que será votado pela ALERJ, e que define as diretrizes e projetos que serão desenvolvidos pelo estado nos próximos quatro anos.“Como estamos na fase de discussão do orçamento estadual de 2016 e do Plano Plurianual, este é o momento certo para debatermos a necessidade de ampliar o BRT para outras regiões do estado, como a Baixada Fluminense e São Gonçalo", ressaltou o líder do Governo, deputado Edson Albertassi (PMDB), que sugeriu ao Fórum de Desenvolvimento Estratégico do Estado do Rio de Janeiro a realização do evento que reunirá governo, municípios, legisladores, a sociedade civil organizada e especialistas para debater o papel do BRT na mobilidade urbana na próxima terça-feira (17/11), às 10h no Plenário da ALERJ.

 "A integração do BRT com outros sistemas na Baixada Fluminense pode aprimorar o funcionamento do serviço e contribuir para integrar os municípios. Na Baixada, a espinha dorsal do sistema de transporte é o trem. Estamos investindo em composições novas e na renovação da via férrea. Os BRTs vão complementar a rede”, explicou o secretário estadual de Trsnportes, Carlos Osório, que participará junto com o governador Luiz Fernando Pezão, do evento. 

 “É um modal mais barato que o metrô e com construção mais veloz. Com a expansão da rede, a Região Metropolitana pode ter o mesmo sistema de transporte que já é oferecido no Rio de Janeiro e em outras 190 cidades do mundo”, defende Lélis Marcos Teixeira, presidente da Fetranspor. Além de detalhar o projeto de expansão, será apresentado no encontro a pesquisa de avaliação de qualidade com os usuários do BRT Transcarioca, realizada pela WRI Cidades Sustentáveis.  “Os sistemas de transporte metropolitano são cruciais para melhorar o deslocamento nas grandes metrópoles. Para que haja sucesso na implementação do BRT metropolitano do Rio de Janeiro, é fundamental que haja um planejamento voltado à qualidade de serviço”, defende a diretora de Projetos e Operação da empresa, Daniele Facchini. 

 

O Papel do BRT na Mobilidade da Região Metropolitana
17 de Novembro de 2015,  das 9h30 às 12h
Local: Plenário Barbosa Lima Sobrinho
Alerj - Palácio Tiradentes
Rua 1º de Março,  s/nº - Praça XV- Centro - Rio de Janeiro
 
 
 

9h30 - Credenciamento

 
10h - Presidente da Alerj e do Fórum, deputado Jorge Picciani, 
Governador Luiz Fernando Pezão e Prefeito da Cidade, Eduardo Paes

10h30 -  Deputado Alberto Albertassi
 
10h45 - Gerente de infraestrutura do BRT Rio, Alexandre Castro
 
11H - Diretora de Operações do WRI Cidades Sustentáveis, Daniele Fachinni
 
11h15 - Presidente da Fetranspor, Lélis Teixeira
 
11h30 - Especialista em Competitividade Industrial e Investimentos do Sistema Firjan, Riley Rodrigues (A confirmar)
 
11h45 - Secretário Municipal de Transportes, Rafael Picciani
 
12h - Secretário Estadual de Transportes - Carlos Osório
 
12h15 -  Perguntas e considerações finais
 
12h30 - Encerramento