E-book lançado na Alerj fala sobre desafios pós-olimpíadas

O Fórum Permanente de Desenvolvimento Estratégico do Estado lançou, nesta quinta-feira (28/05), na Assembleia Legislativa do Rio (Alerj), o e-book O Futuro dos Megaeventos Esportivos - a mais nova referência para a análise dos desafios pós-Olimpíadas de 2016. Organizado por Andrea Deslandes, Lamartine DaCosta e Ana Miragaya, a publicação reúne artigos de 38 pesquisadores brasileiros e 12 estrangeiros. A obra também propõe meios de implantar a Agenda Olímpica 2020 do Comitê Olímpico Internacional (COI) - conjunto de propostas de mudança nos Jogos. Totalmente em formato digital, a plataforma apresenta textos em inglês e português.

“A finalidade é criar um ambiente de inovação para nós nos adaptarmos depois dos Jogos de 2016. E, no exterior, discutir a efetivação da Agenda 2020, a redução de custos, a sustentabilidade e outras condições, para analisarmos os impactos dessas mudanças nas competições de alto rendimento”, explicou Costa. Segundo ele, 30 % da publicação é dedicada a estudos e pesquisas de desenvolvimento tecnológico, tendo como foco o esporte paraolímpico. “Sabemos que faltam coisas que essa plataforma no futuro pode cuidar e estar na Assembleia é justamente fazer um movimento para que os nossos estudos tenham proveito e virem consequências para a sociedade”, afirmou.

Durante o lançamento, nove autores brasileiros fizeram palestras sobre as inovações trazidas por esses megaeventos. Temas como sustentabilidade, inovação e  turismo foram debatidos.

Legislação

A deputada Tânia Rodrigues (PDT) afirmou que a pesquisa é fundamental para que parlamentares possam analisar a carência de legislação em diversas áreas. “A publicação nos mostra se há necessidade de legislações específicas e de fiscalização de algumas áreas que são necessárias para que os jogos venham a se realizar a contento. Estamos fazendo do legislativo a voz do povo e o papel fiscalizador. Através das comissões da Casa são feitos os acompanhamentos de todas as áreas”, disse.

Segundo o subsecretário da Secretaria de Estado de Esporte, Lazer e Juventude, Cyro Delgado, o maior legado dos megaeventos será o legado humano. “Esse movimento olímpico permite que, com a vivência do esporte, oportunidades sejam vivenciadas. O esporte trata da educação, da saúde, do convívio em sociedade e da formação da pessoa e nós estamos trabalhando em cima desse processo”, disse Delgado.

(Texto de Vanesssa Schumacker)

Acesse e faça o Download Gratuito do EBOOK
Vídeos das apresentações dos palestrantes
Leia a transcrição completa do evento [PDF]