Moda Fluminense precisa de Gestão para deslanchar

O estilo de vida carioca é uma marca que já se vende no cenário da moda nacional. Este setor poderia se destacar ainda mais e se firmar como pólo criador de moda. O Rio em Foco abordou pontos chaves que precisam ser desenvolvidos para valorizar a moda fluminense.

O estilo de vida carioca é uma marca que já se vende no cenário da moda nacional, mas com alguns ajustes na cadeia produtiva, este setor poderia se destacar ainda mais e se firmar como pólo criador de moda. O programa Rio em Foco que vai ao ar na próxima segunda-feira (29/06), às 22h na TV Alerj (Canal 12 da NET) abordou pontos chaves que precisam ser desenvolvidos para valorizar a moda fluminense.

Dentro desse cenário, foi realizada uma audiência pública na Comissão de Cultura da Alerj para discutir os principais problemas que o mercado da moda enfrenta, e regulamentar e qualificar os produtos feitos no estado do Rio de Janeiro.  O presidente da Comissão, Zaqueu Teixeira, destacou a importância da criação do dia do profissional da moda e da criação do selo que valoriza todos aqueles que se dedicam a essa área. 

O programa contou com a participação da  Coordenadora da pesquisa Territórios da Moda Carioca Elizete Ignácio, e o articulador de moda do Instituto Eixo Rio,  Alexandre Bojar. Ambos defendem a volta da semana de moda do Rio para dar visibilidade aos pequenos produtores e integrar o mercado de moda no estado, mas acreditam que a moda fluminense ainda precisa criar uma identidade própria. “ Estamos pensando em um novo formato para a semana de moda no Rio. Não podemos apenas fazer do Fashion Rio uma sucursal da semana de moda de São Paulo”, afirma Alexandre Bojar. 

Após a estreia, assista ao programa na íntegra no portal www.rioemfoco.rj.gov.br. A TV Alerj pode ser vista no canal 12 da NET ou ser sintonizada, seguindo as instruções do link www.tvalerj.tv/Sintonia.do. As reprises do programa são no sábado (03/07) às 17h e no domingo (04/07) às 20h.

Por Fernanda Salazar e Beatriz Perez